Doenças que atacam as galinhas causadas por parasitas | Doenças em Galinhas Caipiras.

Doenças que atacam as galinhas causadas por parasitas | Doenças em Galinhas Caipiras.

10 de abril de 2019 390 Por Sandro Ribeiro StSANCAIPI

Saber sobre as doenças que atacam as galinhas causadas por parasitas é fundamental para uma boa avaliação da sanidade do seu plantel de galinhas caipiras

Existem diversas doenças que podem atacam seu plantel de galinhas caipiras e conseguir reduzir a produção. As doenças causadas por parasitas é um dos motivos de dores de cabelas de produtores em todo o Brasil.

Conseguir controla-las é um grande desafio mas podem ser prevenidas com simples ações de limpeza e inspeção.

Olá pessoal, um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro, fundador do Sítio SANCAIPI e vamos destacar nesse artigo algumas doenças que mais dão trabalho aos criadores de galinhas caipira, em seus diversos modais.

Mas antes de seguir em frente, não deixe de baixar seu E-Book Grátis que irá te orientar como passar pela criação de pintinhos na fase inicial. É grátis e é só clicar no banner abaixo ou aqui.

E-Book Grátis - BAIXE AGORA
E-Book Grátis – BAIXE AGORA

E tem mais um recado.

Não perca a oportunidade de entrar na lista de espera de nosso curso clicando no link abaixo. Somente os que estiverem nessa lista terão a oportunidade de ser avisados antes do lançamento oficial e adquirir com um preço especial.

benner lista de espera manual do criador de galinha caipira
Lista de espera – Curso Manual do Criador de Galinha Caipira

Já que você já baixou seu E-Book Grátis e já se inscreveu na nossa lista de espera, podemos seguir com nossas doenças causadas por parasitas.

Não iremos falar de todas, mas das principais que acometem os planteis de galinhas caipiras do Brasil, visto que as principais perguntas que recebo pelo Whatsapp são referentes a essas enfermidades.

Lembrando que você pode tirar suas dúvida sobre esse artigo nos comentários abaixo ou mandando uma mensagem por uma de nossas redes sociais.

Devemos agora separar os parasitas em duas classes:

Os Endoparasitas

Que são os parasitas que se instalam internamente nas aves, causando problemas intestinas, diarreias e outras enfermidades que podem levar sua ave a morte.

E os Ectoparasitas

Que são os que se instalam extremamente nas aves, que não causam mortes de imediato, mas incomodam muito a ave, elevando os níveis de estresse, podendo causar canibalismo e outros problemas em seu plantel.

Começaremos com os endoparasitas.

1Coccidiose

Os parasitas provocam lesões no intestino.

As irritações podem ser pequenas, ou até, muito graves, causando hemorragias, necrose e, consequentemente, altos índices de mortalidade. 

Tem como principais sintomas a diarreia com sangue, emagrecimento, despigmentação. O contágio normalmente é feito após a ingestão de oocistos provenientes da cama, ração ou água contaminados.

A principal causa é a aglomeração de animais em espaços insuficientes e umidade (seja pelo tempo ou pelo acumulo de fezes). A prevenção deve ser atuar na acomodação adequada dos animais em ambientes aquecidos, espaçosos e limpos constantemente.

A atenção com a ração e água também são fundamentais.

As rações industrializadas normalmente vem com coccidiostáticos, que previnem o avanço da doença caso a mesma esteja de leve proporção. Também é de praxe ser dado um coquetel de vacinas contendo, dentro outras substancias, os coccidiostáticos nas distribuídos de pintinhos de um dia.

sintomas aparentes de coccidiose em galinhas caipiras
sintomas aparentes de coccidiose em galinhas caipiras

Caso tenha sido acometido por esse doença, se faz necessário medicar os animais com remédios com esses fatores e um reforço com sufamicinas. A limpeza e desinfecção geral do ambiente se faz necessária.

Teremos em breve um artigo que irá abordar todas as nuances que envolvem a coccidiose.

Entero-hepatite

Também é chamada histomaníase.

Afeta os perus jovens e causa lesões necróticas nos cecos e fígado. O índice de mortalidade é elevado. Mesmo atacando mais os perus, é necessária uma observação quando estas aves estão em contato com o plantel de galinhas.

Para quem tem criações mais rústicas, com aves de várias especias juntas com as galinhas caipiras, é necessário tem um cuidado redobrado.

Verminoses

Provocadas por diferentes protozoários, que usam o animal infectado para seu sustento, o que afeta o seu desenvolvimento, torna seu metabolismo frágil e pode levar à morte. 

Causam derreias e apatias, deixando a ave debilitada e aberta para a entrada de outras doença.

criação de galinha caipira mais rústica
criação de galinha caipira mais rústica

Tem fácil transmissão através das fezes e podem ficar no pasto por longos períodos.

Os métodos de controle e tratamento

não só das parasitoses, mas de todas as doenças aviárias, são bem parecidas e faremos um resumo delas a seguir.:

Isolamento

O acesso de homens e outras espécies de animais aos criadouros deve ser controlado. As aves devem ficar em criatórios isolados.

A utilização de pedilúvio é importante para galpões maior, que abrigam planteis de produção com numero elevados de indivíduos.

Devem ser pensadas também salas de quarentena onde as novas aves, que entrarão no criadouro, fiquem de 10 a 20 dias para observação de qualquer caso de doença e vacinação preventiva, até entrarem em contato com as outras aves.

Não deixe o transito de pessoas entre galpões sem uma devida desinfecção na passagem entre eles. Lembrando que as visitas a casas de ração e agropecuárias não devem ser seguidas de vistas a seus galpões. Deve seguir um protocolo de limpeza e troca de vestimentas antes.

Higiene

Não só o ambiente, mas todos os utensílios devem ser higienizados: comedouros, bebedouros, poleiros. A desinfecção deve ser feita de 15 em 15 dias, com água e creolina 2%. Pulverizações com formol ou Lysoform bruto também são úteis.

Mas não se pode esquecer dos manejos sanitários diários de lavagens e limpezas desses utensílios.

Vacinação e prevenção medicamentosa

As vacinas para parasitas não são tão acessíveis para pequenos produtores.

Mas a prevenção caseira, para o caso da coccidiose e a medicamentosas para o caso das verminoses é bem acessível e de certa forma, eficazes.

No caso das verminoses, é aconselhar encontrar um vermifugo eficiente em sua região e realizar a prevenção no momento da mudança da fase inicial para a fase de crescimento (ou de cria / ré-cria) e no início da temporadas de chuva da sua região.

Não deixar de seguir as indicações da bula em relação a quantidade fornecida e a periodicidade da mesma.

Agora vamos falar um pouco sobre os ectoparasitas.

ÁCAROS

Três tipos de ácaros, que se alimentam de sangue, ocorrem no Brasil, mesmo em aviários industriais de postura.

São conhecidos cientificamente como Dermanissus gallinae, ornitonissus syviarum, e o Ornithonyssus Bursa (Guimarães 1998).

Os ácaros são em geral confundidos com os piolhos, entretanto, são diferentes porque todos os piolhos vivem somente no corpo das aves,não sobrevivendo no meio ambiente mais que 5 ou 6 dias.

Já os ácaros, há espécies que só procuram as aves a noite opara se alimentar passando o dia escondido no ambiente.

Para evitar uma infestação e perdas, é necessário examinar até 2 vezes por mês , observando de 10% a 20% do seu plantel. Quando você consegue ver ácaros “andando” sobre os ovos, é porque você já tem uma infestação. Eles podem ficar na cama de frango, frestas nas paredes, no ninho , comedouros ou em qualquer outro ambiente que ele se sintam confortável.

foco de ácaros em criação de galinhas caipiras
foco de ácaros em criação de galinhas caipiras

Como tratamento e controle deve ser utilizados produtos para desinfecção do ambiente com água sanitária e creolina. A utilização da vassoura de fogo e a troca da cama também se faz necessária em infestações maiores. Os poleiros também devem ser lavados e trocados, se necessário.

As crostas nas patas das galinhas caipiras podem ser tiradas com óleo vegetal, logo em seguida usando produtos sarnicidas.

Como prevenção precisa sempre checar:

  1. A entrada de novas aves, se as mesmas estão infestadas;
  2. Transporte dos ácaro nas roupas caso visite outras instalações ou casas agropecuárias;
  3. Impedir a vista de suas aves a ouros terreiros e a visita de aves vizinhas;
  4. Usar telas pata impedir a entrada de aves silvestres;
  5. Examinar periodicamente as aves e as instalações;
  6. Fazer um vazio sanitário na troca de planteis;

Piolhos.

Os piolhos são parasitas mastigadores que incomoda demais todas as aves. Normalmente são vermelhinhos, diferente dos ácaros que normalmente são pretos e tem um tamanho menor.

São sugadores de sangue e vivem permanentemente na galinha , sobrevivendo pouco tempo fora delas. São encontrados na pele, principalmente em volta da cloaca, peito e costas.

A fêmea cola os ovos nas suas pernas, sendo que algumas espécies fixam em bolas de massas em todo o corpo e outras nos “canhões” das penas. Alguns buscam até as barbelas para depositar seus ovos.

Elas se alimentam dos restos das penas e cascas da pele. Mas eles podem raspar a pele e consumir sangue das aves causando irritações nas peles e elevando o nível de stress a patamares inimagináveis.

Também pode afetar o crescimento que já a ave passa a dormir pouco e se alimentar esporadicamente.

piolho em galinhas caipiras
piolho em galinhas caipiras

Para controle e prevenção é importante fazer o exame periódico em 10% a 20% do plantel mensalmente ou até mesmo de 15 em 15 dias. Se identificar os piolhos, deve ser aplicar o inseticida intervalando 7 a 10 dias as aplicações.

Infelizmente o uso de venenos (inseticidas) e obrigatório mesmo com o aparecimento de poucos indivíduos. Use lanternas para conseguir identificar com amais precisam.

Quando essas doenças se instalam, tanto as causadas por endoparasitas quanto as causadas por ectoparasitas, tem curas mas precisam de um tratamento contínuo na ave, acompanhado com limpeza e higienização dos locais.

Um produtor comercial não pode relaxar e deixar algumas dessas doenças acontecer em seu plantel. A coccidiose, por exemplo, deixa sequelas que podem inutilizar seu plantel de poedeiras para uma produção futura.

Continue acompanhando nossos artigos e vídeos que iremos tirar todas as suas dúvidas e resolver problemas em seu plantel.

Falando em problemas no plantel, deixe abaixo um comentário sobre esse artigo e se em seu plantel está apresentado algum desses problemas para que possamos resolver.

Não esquece de baixar seu E-Book Grátis e de entra em nossa lista de espera para  curso.

Um grande abraço, até a próxima e tchau.

banner ebook gratis fase inicial galinha caipira
banner ebook gratis fase inicial galinha caipira

Resumo

Saber sobre as doenças que atacam as galinhas causadas por parasitas é fundamental para uma boa avaliação da sanidade do seu plantel de galinhas caipiras

Existem diversas doenças que podem atacam seu plantel de galinhas caipiras e conseguir reduzir a produção. As doenças causadas por parasitas é um dos motivos de dores de cabelas de produtores em todo o Brasil.

Devemos agora separar os parasitas em duas classes:
Os endoparasitas
Coccidiose
Entero-hepatite
Verminoses

E os ectoparasitas
Ácaros
Piolhos

Tratamentos
Isolamento
Higiene
Vacinação e prevenção medicamentosa

DICA DO DIA DO NOSSO CANAL DO YOUTUBE.