Galinha com Gogo, despois de curada, pega novamente?

Galinha com Gogo, despois de curada, pega novamente?

2 de outubro de 2020 669 Por Sandro Ribeiro StSANCAIPI

Antes de falarmos de uma doença em específico, como Galinhas com gogo, por exemplo, precisamos falar sobre os causadores e qual a reação de cada um deles no organismo das galinhas.

Vamos agora abordar sobre os causadores das doenças, para termos um entendimento de forma conceitual, para explicarmos de galinha com gogo pode pegar doença novamente

DOENÇAS VIRAIS

não tem cura. Normalmente eles são altamente contagiosas e mortais. Caso uma galinha pegue alguma doença viral em seu plantel, tem grande chance que a doença se espalhe para 100% do seu plantel.

O índice de mortalidade é de 70% a 80% de mortes. Isso quer dizer que em um plantel de 100 aves, cerca de 70 a 80 aves irão morrer. O restante irá passar pela doença e ficarão imunes mas ainda poderão transmitir a doença para outros. Melhor caminho é vacinar.

Como exemplo temos a newcastle, gumboro, bronquite infecciosa.

DOENÇAS POR FUNGOS

também não tem cura mas normalmente são transmitidas através do ambiente contaminado. Mas se uma pegou nada impedi que outra vá no mesmo local e pegue também. São normalmente transmitidas por rações ou cama de frango contaminadas.

Um bom armazenamento da ração e manutenção diária da cama de frango são os principais preventivos.

Como exemplo temos a Aspergilos, Micotoxicoses.

DOENÇAS POR ENDOPARASITAS (que pode se tornar galinha com gogo),

são os famosos vermes. Deve se utilizar sempre que possível dos recursos naturais para evitar, como folhas de bananeiras, mamão verde, folhas do mamoeiro, sementes e fiapos de abobora (jerimum).

Mas nos períodos corretos devem ser utilizados os vermífugos com indicação para galinhas. Indico sempre 7 dias antes de terminar sua fase inicial e sempre no mês anterior ao período de chuvas em sua região.

Quando é identificado os animais com a doença, nesse caso, o remédio de verme também é a indicação, sendo que quando for sigamose, é necessário um tratamento específico com o sanagogo em conjunto com remédio de vermes. Esses parasitas estão sempre esperando a oportunidade de um hospedeiro, então mesmo curando pode aparacer novamente.

Com exemplo temos a coccidiose, Verminoses, sigamose

DOENÇAS BACTERIANAS (que pode se tornar galinha com gogo),

são, para mim, os maiores problemas dos produtores de galinhas caipiras. Isso porque são doenças lentas no avanço e mortais. Quando se percebe a doença já está avançada e tratamentos podem não mais resolver.

São utilizados antibióticos veterinários, com princípios ativos de amplo aspecto ou específico à bactéria. Também são doenças que mesmo quando curadas, podem voltar a atacar a ave.

Como exemplo temos a coriza infecciosa, colibacilose, Salmonelose, cólera, Micoplasmose.

Não deixe se seguir nossas dicas em nosso site e redes sociais.

SE INSCREVA PARA NOSSAS LIVES E NÃO PERCA NUNHUMA DE NOSSAS AULAS

ASSISTA AULAS DO CLUBE DAS 11

SEJA MEMBRO CALNAL

https://www.youtube.com/channel/UCTewdEZHrHtECWQr2WRvObg/join

YOUTUBE SANCAIPI PRINCIPAL

https://sancaipi.com/SANCAIPInoYOUTUBE

ASSISTA GRÁTIS ÚLTIMAS AULAS DA COMUNIDADE

GRUPOS TELEGRAM E WHATSAPP