Alimentação das Galinhas Caipiras | Dicas importantes para uma boa nutrição

Alimentação das Galinhas Caipiras | Dicas importantes para uma boa nutrição

28 de agosto de 2019 374 Por Sandro Ribeiro StSANCAIPI

Um bom desenvolvimento do seu plantel depende de uma boa alimentação das galinhas caipiras, contendo os nutrientes necessários para isso. ENTENDA MELHOR

Para uma criação comercial de galinhas caipiras, seja com a finalidade da produção de ovos ou para abate, a nutrição é algo de extrema importância para garantir a produção.

O pior é que tem gente que pensa que apenas fornecendo o capim e o milho em grãos, irá garantir uma boa nutrição. É um engano comum mas que não irá se repetir após esse artigo.

Olá, um grande abraço, aqui é i Sandro Ribeiro, proprietário do Sítio SANCAIPI. Se você está por aqui pela primeira vez, gostaria de deixar para VOCÊ um presente. Se inscreva de forma gratuita em nosso MINI CURSO GRÁTIS e conheça como criar galinha caipira na fase inicial sem passar por nenhum problema.

É DE GRAÇA.

MINI CURSO GRATIS - CRIAÇÃO DE PINTINHOS NA FASE INICIAL
MINI CURSO GRÁTIS – CRIAÇÃO DE PINTINHOS NA FASE INICIAL

Qual o principal alimento para as galinhas comerciais?

Existem diversos vídeos e artigos na internet que informam que agalinhas adoram isso, acham ótimo aquilo, só esquecem de dizer que a criação deles é por hobby.  

Quando a sua intenção é ter uma criação que gere uma renda para suprir suas necessidades e de sua família, VOCÊ está procurando iniciar um negócio. Um negócio sustentável e rentável com a criação de galinhas caipiras é necessário um planejamento e um investimento que garanta uma produção satisfatória.

Ração deve ser o principal alimento quando falamos de uma criação comercial.

Quanto de ração devemos disponibilizar diariamente?

Cada galinha tem sua necessidade nutricional. Isso vai variar conforme a raça, sistema de criação e finalidade da criação.

Existes alguns fatores que também podem fazer a quantidade variar, como fatores climáticos e fase da vida.

Portanto é difícil determinar uma quantidade específica que serva para todas as situações. Para você que está iniciando, procure entender um pouco mais sobre nutrição e a necessidade exata do seu plantel.

Via de regra, a quantidade para sobrevivência é de 50g diárias, e planteis para abate podem chegar a até 180g diárias por indivíduo. 

Como fazer essa distribuição diária?

Após a definição da quantidade diária a ser fornecida para o lote, essa quantidade deve ser fracionada durante o dia, dependendo do sistema de criação escolhido.

Para sistemas de alto desempenho, se recomenda a liberação de ração durante 3 vezes por dia. Para criações em sistemas que busca um pouco mais de rusticidade, liberar 2 vezes por dia. Para planteis mais rústicos, liberar ração apenas uma vez por dia.

Quanto menor for fracionada a ração, mais vezes o plantel irá procurar o pasto. Para criações de postura, é recomendado a liberação de ração de duas a três vezes por dia, para garantir uma absorção de nutrientes constante.

Dúvidas e “certezas” comuns

Alguns criadores insistem em duas máximas: capim picado no cocho e ração a vontade.

Para uma criação comercial, todas as duas formas estão erradas. As duas juntas então…

LEVE 3, PAGUE 2

Quando damos um alimento cm níveis elevados de fibra (como os verdes) provoca algumas reações nas galinhas. Elas começam a ficar mais saciadas e de papo cheiro. Isso significa que ela perde a fome.

Esse fato, para ouvidos desatentos, parece uma boa notícia. Mas na verdade a galinha está saciada com um alimento que não contem os nutrientes necessários para o desenvolvimento dela.

E, como se não bastasse, o alto nível de fibra provoca um retardo no metabolismo, significando uma absorção mais lenta e uma demora da volta da fome.

Já a ração a vontade, faz com que a galinha coma mais do que ela precisa diariamente. Tá certo que isso irá fazer com que ela se desenvolva mais rápido, mas perderá a característica de caipira, ficará preguiçosa, evitará o pasto, perdendo consistência e sabor de carne.

Agora imagina uma galinha que consumiu capim no cocho e tem ração a vontade? O efeito será um metabolismo mais lento, problemas em absorver os nutrientes contidos na ração, excedente sendo eliminado nas fezes.

Como a ração é cerca de 70% ou mais dos custos de produção, significa que seus investimento está virando fezes.

DEU PARA ENTENDER?

Para ajudar, entenda melhor sobre alimentação alternativa e alimentação complementar.

Água para suas galinhas

Fornecendo suas galinhas com água é muito simples, você só precisa ter certeza de que eles têm acesso a água limpa e fresca em todos os momentos.

Você pode colocar a água em qualquer tipo de recipiente de plástico, mas a maneira mais fácil é comprar um bebedouro.

Muito importante garantir água fresca a todo momento  Evite colocar os bebedouros sob a ação do sol, pois água quente irá deixar suas aves doentes.

Elimine pontos de agua empoçada em seu galpão e principalmente e seu piquete. Aquele córrego da água de rejeito que vem da casa é um perigo para as galinhas e um grande foco de bactérias e fungos.

Saiba muito mais sobre o fornecimento de água para suas galinhas com o artigo abaixo (também contém vídeo)

A IMPORTANCIA DA ÁGUA NA CRIAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRA
A IMPORTANCIA DA ÁGUA NA CRIAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRA

Alguns brindes podem ser oferecidos durante o dia como um complemento.

Um dos muitos benefícios de manter as galinhas é que a grande maioria de seus resíduos de cozinha pode ser fornecida a eles. Isso significa que eles recebem uma dieta variada.

Isso pode economizar dinheiro? SIM se sua criação for para uma renda extra ou de subsistência. NÃO se VOCÊ tem uma criação comercial. Alimentação complementar em criações comerciais não deve ser mais que um complemento.

Entenda melhor

Para os casos que for liberado, evite dar alimentos que provenham de proteína animal e gorduroso, que passaram por algum tipo de fritura. Esse tipo de alimento ao invés de fazer bem, fará mal.

Corte em pedações pequenos para facilitar a pegada e a digestão. Isso também evita a disputa por um mesmo pedaço.

O que você pode dar para as galinhas.

  • Minhocas, através de compostagens eu também poderá gerar renda para o sítio. Utilize a Californiana.
  • Abobora, tanto pode ajudar na mudança da tonalidade da cor de gema dos ovos como da carne, mas também tem suas propriedades para evitar vermes. Nesse caso o consumo seria das sementes. Também existe a opção de renda extra para o Sítio.
  • Maçã, muito bom alimento, com vitaminas interessantes para a galinhas. Seria bem legal se você morasse próximo de “casas de frutas” ou centros de abastecimento. Normalmente só é comercializado as frutas que estão sem nenhum machucado ou ferimento, mas as galinhas não ligam para isso. Picar bem e dar para as galinhas uma ou duas vezes por semana seria bem legal.
  • Brócolis, cheio de vitaminas e minerais. Ideal para quem tem horta e planta esse alimento. Tem um alto valor no mercado, gera renda para o sitio e pode alimentar as galinhas com as sobras e partes descartadas.

Conheça alimentos que você pode dar para suas galinhas.

O que você não deve alimentá-los

Já falamos dos alimentos a base de proteína animal, gorduras e frituras; Outros alimentos que você não deve alimentar galinhas incluem: abacate, doces e qualquer alimento muito processado.

Conheça alimentos que NÃO podem ser dado a suas aves.

Prefere o artigo todos juntos?

quais alimentos não podem e podem galinha caipira
quais alimentos não podem e podem galinha caipira

O que acontece se não dermos os nutrientes necessários?

Observação do plantel é sempre muito importante.

Mas existe uma frase que me incomoda muito. “Mas as galinhas adoram…”

Nem tudo que é gostoso pode ser dado o tempo todo e em quantidades elevadas. Já falamos sobre isso quando falamos sobre o capim, em parágrafos logo acima.

Mas vou contar uma história para você. Conheci um casal que tinha um filho, um menino de 5 anos. Eles me reclamavam que sempre tinha dificuldade de que o garoto almoçasse bem. Sempre dava duas ou três gafadas no prato e desistia da comida.

A comida não era ruim, não tinha nada que garotos dessa idade não gostasse. Tinha até algumas coisas que não deviria, como batata fritas e molhos suculentos. Mas nada adiantava para que ele tivesse um bom almoço.

Perguntei o que ele comia antes do almoço. A resposta foi que nada, voltava da escola e logo depois de se ajeitar, iria almoçar. Perguntei se tinha certeza que não comia nada, então foram investigar.

Descobriram que no caminho para casa, ele e mais cinco colegas combinavam que cada dia da semana, cada um deles usaria parte da mesada para comprar um pacote de biscoito recheado e dividiria cm os outros.

Então todos os dias ele comia pelo menos dois ou três biscoitos recheados, hora de chocolate, hora de outro sabor. Isso cortava o apetite e a fome para o almoço.

O biscoito do garoto, é o capim para das galinhas.

PENSE NISSO…

Caso você note mudanças no comportamento

alimentar de indivíduos do seu plantel (ou nele todo), pode estar acontecendo algum problema. Veja abaixo alguns comportamentos que podem ser causados por um problema nutricional.

  • Mudança na produção de ovos
  • Consumo de penas caídas ou em outras aves
  • Ovos anormais
  • Peito seco
  • Consumo de ovos pelas galinhas
  • Perna bamba, dentre outros

Confina no Ebook SANIDADE alguns comportamentos e doenças que podem ser causados por problemas nutricionais.

Concluímos que uma boa alimentação não está ligada apenas a quantidade e a formulas prontas.

É necessário entender um pouco mais sobre nutrição animal e quais os fatores de influência que podem causar algum tipo de distúrbio.

Sandro Ribeiro

Proprietário do Sítio SANCAIPI

LISTA VIP WHATSZAP ST SANCAIPI
LISTA VIP WHATSZAP ST SANCAIPI

RESUMO

Alimentação das Galinhas Caipiras | Dicas importantes para uma boa nutrição.

Um bom desenvolvimento do seu plantel depende de uma boa alimentação das galinhas caipiras, contendo os nutrientes necessários para isso. ENTENDA MELHOR

Para uma criação comercial de galinhas caipiras, seja com a finalidade da produção de ovos ou para abate, a nutrição é algo de extrema importância para garantir a produção.

O pior é que tem gente que pensa que apenas fornecendo o capim e o milho em grãos, irá garantir uma boa nutrição. É um engano comum mas que não irá se repetir após esse artigo.

Água para suas galinhas

Fornecendo suas galinhas com água é muito simples, você só precisa ter certeza de que eles têm acesso a água limpa e fresca em todos os momentos.

Alguns brindes podem ser oferecidos durante o dia como um complemento.

Um dos muitos benefícios de manter as galinhas é que a grande maioria de seus resíduos de cozinha pode ser fornecida a eles. Isso significa que eles recebem uma dieta variada.

O que você pode dar para as galinhas.

O que você não deve alimentá-los

O que acontece se não dermos os nutrientes necessários?

Nem tudo que é gostoso pode ser dado o tempo todo e em quantidades elevadas. Já falamos sobre isso quando falamos sobre o capim, em parágrafos logo acima.

Caso você note mudanças no comportamento alimentar de indivíduos do seu plantel (ou nele todo), pode estar acontecendo algum problema. Veja abaixo alguns comportamentos que podem ser causados por um problema nutricional.

Mudança na produção de ovos

Consumo de penas caídas ou em outras aves

Ovos anormais

Peito seco

Consumo de ovos pelas galinhas

Perna bamba, dentre outros

Artigo Relacionado

como fazer ração para galinha caipira para corte
como fazer ração para galinha caipira para corte

Dicas do dia na Canal do YouTube