Criação de galinhas de postura em sistema caipira | procedimentos gerais

Criação de galinhas de postura em sistema caipira | procedimentos gerais

6 de outubro de 2019 16 Por Sandro Ribeiro StSANCAIPI

Os detalhes de uma criação de galinhas de postura não são tão simples e para ter um negócio de sucesso alguns detalhes devem ser conhecidos. SAIBA MAIS

Ter um negócio sustentável e rentável com a criação de galinhas de postura em sistema caipira exigem um conhecimento mais apurado do produtor em relação a manejo e a finanças.

Isso porque uma criação comercial precisa dar lucro. E o lucro em uma criação de galinhas poedeiras não é fácil.

A linha do sucesso e do fracasso é muito ténue e a queda para o lado do prejuízo pode ocorrer devido a detalhes que não foram observador no início do processo.

Olá, um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro proprietário do Sítio SANCAIPI e espero que sua criação esteja muito bem. Se ainda não começou sua criação, e quer ter uma criação de postura, então vocês está no lugar certo.

MINI CURSO GRÁTIS

Cometer erros de manejo, principalmente quando é criador iniciante, é refletido diretamente na fase de produção.

Por isso estamos oferecendo um MINI CURSO GRÁTIS sobre a criação de galinhas caipiras na fase inicial que irá de dar uma base bem sólida de como passar dessa fase sem nenhum problema.

Especificamente em uma criação de galinhas caipiras para postura, detalhes importantes de manejo, estudos e procedimentos precisam ser seguidos para que nada dê errado.

Estaremos nesse artigo mapeando diversos desses procedimentos para que você conheça, de modo geral, como se ter um negócio sustentável e rentável com a criação de galinhas caipiras.

Como vamos seguir na fase de produção, esperamos que a pesquisa de mercado (para garantir que o mercado está adequado para a manutenção do seu negócio) tenha sido feita de forma a garantir o escoamento de sua produção.

Seguiremos abaixo com 13 desses itens.

Preparação do pinteiro

A estrutura é a primeira barreira contra doenças em uma criação de galinhas caipiras para postura.

Uma estrutura bem feita, levando em consideração todos os detalhes de construção e aquisição de equipamentos adequados, faz com que o manejo seja facilitado e impeça a entrada de doenças externas.

Como prioridade é ter o galpão bem localizado, com barreiras sanitárias de entrada, piso acimentado, paredes rebocadas, higienização adequada, comedouros e bebedouros profissionais, cama de frango adequada e seca, dentre outras, irão garantir uma boa criação.

Importante montar e testar a estrutura específica para a fase inicial. A climatização na fase inicial é um dos manejos mais importantes, pois é o que irá ajudar no desenvolvimento dos pintinhos.

Garanta que as temperaturas ideias para cada semana da fase inicial seja garantido, com um circulo de proteção e fonte de calor adequados para o ambiente, clima local e quantidade de pintinhos.

LINK DO ARTIGO COM TABELA

criação de pintinhos cuidados básicos criação de galinhas
criação de pintinhos cuidados básicos criação de galinhas

A garantia de uma boa produção futura das galinhas poedeiras está nesse detalhe.

Procedimentos de chegada dos pintinhos

MINI CURSO GRÁTIS

Quando os pintinhos chegam, a primeira preocupação é a hidratação dos animais. A pelo menos 20% do plantel deve ser apresentado os bebedouros, com a colocação do bico na água, no momento da “derrubada” dos pintinhos de poedeiras.

Isso irá fazer com que os o metabolismo comece a trabalhar de forma correta, antes da ingestão de uma ração sólida.

Aprofunde seus estudos sobre a fase inicial, sem dúvida a mais importante em qualquer criação de galinhas, com nosso MINI CURSO GRÁTIS

Prevenção de doenças

Como informamos no primeiro item, a estrutura é a primeira barreira contra doenças.

A segunda é o manejo, e a prevenção de doenças está inserido nesse contexto. Estamos falando de biossegurança, manutenção do entorno, cama bem seca, climatização adequada, movimentação controlada pelo aviário e observação do comportamento.

A vacinação é uma prioridade em criações de galinhas para postura. ter uma programação adequada fará com que sua criação esteja protegida de doenças, certamente não desejadas por você.

Criação de alto desempenho

Normalmente em uma criação de galinhas poedeiras em sistemas caipiras é que a fase inicial dure até 42 dias. Isso garante um desenvolvimento e um reforço adequado na imunidade da ave para começar a enfrentar os piquetes.

Devemos ter em mente que apesar de ser um local ótimo para as aves, e um local extremamnete ofencivo. Mas veremos isso no próximo item com mais profundidade.

Uma criação de alto desempenho significa que trabalharemos em um sistema semi-intensivo, mas com controles de intensivo.

Muitos pensam que uma criação intensiva significa confinamento. na verdade o conceito de intensivo está ligado a uma carga tecnológica de controle mais alta. Mais equipamentos e normas e controle, mas , acima de tudo, mais observação do comportamento.

Um bom produtor de galinhas poedeiras, para ter um negócio de sucesso com a criação de galinhas de postura em sistemas caipiras é um ótimo observador e um ainda melhor interprete desses comportamentos.

ISA BROWN

Observação e controle do desenvolvimento em relação a tamanho e peso, comportamentos de estresse como o canibalismo, problemas nutricionais como o peito seco é o que faz a diferença entre um criador de um produtor de ovos de galinhas caipiras.

Cuidados com o pasto

Um local desconhecido. Cheio de adversidades que podem atrapalhar sua criação. Umidade, sol, vermes, alimentos prejudiciais, sujeira…

Mas é aí que está o bem estar da ave.

Devemos montar um piquete bem organizado, com locais de sombreamento, proteções locais, capim baixo e uma preservação da vegetação nativa é, para mim, o pasto ideal.

Outra coisa que deve ser desmistificada é que o pasto é o local da alimentação das aves. Ta certo que não deixa de ser, mas a principal função do piquete é manter o BEM ESTAR DO PLANTEL.

GALINHAS PASTANDO

Esse bem estar é garantido com a possibilidade da manifestação ancestral de comportamento como ciscar, procurar insetos, escolher alimentos complementares, correr, esticar as aves, tomar banho de terra, aquecer ao sol, ou seja, se sentir livre.

A alimentação deve ser garantida no cocho com uma ração adequada para garantir a formação e o desenvolvimento da ave. O alimento encontrado a pasto deve ser complementar, nunca passando do limite de que a galinha se sinta saciada e evite a ração.

O pasto, por si só, não garante os nutrientes suficientes para garantir um bom desenvolvimento das galinhas poedeiras para produção de ovos comerciais.

Cuidados com o galpão

A cama de frango e a circulação de ar devem ser as principais preocupações nesse momento. Claro que existem outras como a manutenção do entorno e a disposição correta de comedouros e bebedouros (estamos nos referindo de altura e quantidade disponíveis).

Mas a cama de frango é um grande foco de proliferação de doenças causadas por parasitas, bactérias e fungos. OLHA O TAMANHO DO PROBLEMA.

O material escolhido deve ter um alto poder secante e de contar a umidade. Pontos de vazamento em bebedouros e gotejamentos da chuva devem ser sanados na estrutura e prontamente trocados os locais prejudicados.

Como montar um galinheiro para galinhas caipiras - Noções básica
Como montar um galinheiro para galinhas caipiras – Noções básica

Já a troca de ar deve ser bem regulada com o manejo correto das lonas, preferencialmente colocas fixas no chão, podendo ser levantadas ao invés de baixadas.

Inicio da postura

Normalmente fazemos nossas previsões para início da postura na vigésima semana, apesar de algumas linhagens prometerem início de postura na 18ª semana.

Nesse momento a produção ainda não será alta e poderá acontecer de termos ovos deformados, pequenos e pintados de branco. Não chegaremos a 20% nas próximas 3 semanas.

A partir desses primeiros ovos aparecendo que se de iniciar o fornecimento de cálcio extra nas formulações de ração.

Entendimento sobre ração

Ração não é só formula e tabelas prontas.

Existem vários fatores que podem influenciar suas quantidades e formulas, fatores esses que chamo de FATORES DE INFLUÊNCIA.

EBOOK SANIDADE

O entendimento sobre as necessidades nutricionais de cada fase e quais alimentos tem os nutrientes necessários para o fornecimento e desenvolvimento ideal das galinhas poedeiras não devem ser deixados de lado e colocado apenas uma tabela pronta.

Deixaremos abaixo uma tabela que consta em nosso EBook NUTRIÇÃO, para se ter como base para seu plantel, mas não deixe de conferir tudo que envolve o fornecimento de ração para suas galinhas.

% de postura

Os percentuais de postura irão variar conforme a linhagem escolhida e todo o manejo realizado desde a fase inicial.

Manter um plantel homogêneo é um dos fatores que irá influenciar nesse processo.

Mas importante ser guardado o entendimento de inicio de postura, com não mais de 20% – também chamado de fase de pré-postura.

A pré postura 2 que vai de 20% a 50% de postura, que pode ir da 23ª semana até a 36ª semana.

Armazenar ovos de galinhas caipiras frescos na temperatura ambiente

E a postura plena que pode começar na 36ª semana, mantendo sempre postura média acima de 70%. Tem uma produção média até a 80ª semana entre 73% a 82% os resultados serão garantidos.

Aves ideais

A escolha da ave adequada para formar seu plantel é uma prioridade que não pode ser deixado de lado.

ESQUEÇA A AVES DE DUPLA APTIDÃO.

Sua produção só será garantida se tiver aves especializadas na produção de ovos comerciais.

Sabemos que o mercado aceita melhor ovos com uma colocarção de casca variada, evitando as cores brancas demais e marrom demais.

Mas cabe ao produtor provar que sua criação é caipiras. Apenas galinhas criadas em sistema caipira colocam ovos caipiras. Se para ter uma galinha caipira existe uma série de procedimentos de criação, então não será a cor do ovo que irá classificar o ovo como caipira ou não.

EBOOK GRÁTIS 8 RAÇAS COMERCIAIS NO BRASIL

Mesmo porque os grandes aviários produtores de ovos orgânicos estão nas prateleiras dos supermercados com ovos de casca marrom (e bem marrons). Isso impede que os clientes comprem? Então porque os seus precisam ser coloridos?

Mas manter um plantel com aves cm cor de penas pretas, cores sortidas e marrons mais claras podem ser criadas em paralelo para manter um sortimento de cor nas placas de ovos oferecidos.

Mas apenas aves especializadas (geralmente marrons) garantirão uma boa produção. ESCREVA O QUE EU DIGO.

Datas importantes

Como uma revisão, importante se atentar as datas sugeridas

  • 12 dias – fase pré-inicial
  • 42 dias – final da fase inicial
  • 20 semanas – inicio da postura
  • 36 semanas – postura plena
  • 8 meses antes da 80ª semana – construção novo galpão
  • 6 meses antes da 80ª semana – aquisição de novo lote de pintinhos
  • 3 meses antes da 80ª semana – definição de preço das aves de descarte
  • 2 meses antes da 80ª semana – procura de compradores para lotes de descarte
  • 1 1/2 mês antes da 80ª semana – inicio da postura do lote de reposição
  • 80 semanas – início do processo de terminação para descarte

Lote de reposição

O lote de reposição deve ser pensado a pelo menos 8 meses antes das 80 semanas, onde é esperado uma redução drástica na produção de ovos.

como criar pintinhos de galinha caipira

O ideal é a construção de outro galpão, para a capacidade do lote esperado, para comportar o novo lote.

Nova criação deve ser inicializada para garantir que quando o lote existente esteja com produção e queda, a produção do novo lote estará começando.

Descartes do lote em final de postura

O descarte do lote representa o fim de um ciclo.

Esse descarte deve levar a consideração as condições dessas aves.

Aves muito desgastadas não terão bom preço no mercado, por isso uma fase de terminação deve ser intriduzida no processo para dar uma condição melhor de mercado para essas aves.

Deu ara perceber que além de procedimentos corriqueiros de uma criação de galinhas comuns, outros procedimentos devem ser atentados e bem controlados para garantir que seu negócio com a criação de galinhas caipiras de postura se transformar em um negócio de sucesso, sustentável e rentável.

galinhas Plantel Misto Sítio SANCAIPI

Leia e releia esse artigo. veja e reveja nosso vídeo que tem diversos outros detalhes sobre o assunto, explicado alguns itens com mais detalhes. Faça nosso MINI CURSO GRÁTIS da fase inicial e se prepare para todo o processo produtivo.

Mantenha-se sempre atento ais comportamentos das aves e tenha os gastos e ganhos na ponta do lápis.

Um grande abraço

Sandro Ribeiro

Proprietário do Sítio SANCAIPI

MINI CURSO GRÁTIS

RESUMO

Criação de galinhas de postura em sistema caipira | procedimentos gerais

Ter um negócio sustentável e rentável com a criação de galinhas de postura em sistema caipira exigem um conhecimento mais apurado do produtor em relação a manejo e a finanças.

Isso porque uma criação comercial precisa dar lucro. E o lucro em uma criação de galinhas poedeiras não é fácil.

A linha do sucesso e do fracasso é muito ténue e a queda para o lado do prejuízo pode ocorrer devido a detalhes que não foram observador no inicio do processo.

1 preparação do pinteiro
2 procedimentos de chegada dos pintinhos
3 prevenção de doenças
4 criação de alto desempenho
5 cuidados com o pasto
6 cuidados com o galpão
7 Inicio da postura
8 Entendimento sobre ração
9 % de postura
10 Aves ideais
11 Datas importantes
12 Lote de reposição
13 descartes do lote em final de postura

Artigo Relacionado

Dica do dia Canal do YouTube