Criação de galinhas caipiras – comprei aves novas!! O QUE DEVO FAZER?
Toda vez que você adquiri novas aves e coloca em seu piquete demora alguns dias elas começam a adoecer e morrem? SAIBA COMO EVITAR ISSO
Sempre na busca de crescer o plantel ou de elevar o nível do padrão do criatório, introduzimos novas aves que adquirimos de outros criadores ou novos nascimentos.
Isso acontece muito quando temos criações com a busca de melhoramento genético ou nas criações de ornamentais e raças puras.
Mas existe um jeito certo de fazer a introdução de novas aves para que não ocorra problemas nem nas aves novas, nem nas aves que já estão em seu plantel. A introdução de novas aves sempre causa um desconforto em ambos os lados.
Olá, um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro, proprietário do Sítio SANCAIPI, e gostaria e dizer que você é muito bem vindo(a) ao nosso site. Aproveite todas as informações contidas nesse artigo e em todos ou outros.
Aproveite para se inscrever em nosso MINI CURSO GRÁTIS, que irá te preparar para passar a fase iniciar da criação de galinhas caipiras sem problemas. Aproveite, É GRÁTIS
Quarentena das novatas
Não podemos descartar a ideia que as galinhas e galos adultos podem estar carregando algum tipo de doença ou infecção. Ou até mesmo as do seu plantel podem ter imunidade a alguma enfermidade presente que as novatas ainda vão precisar ser imunizadas.
Isso também pode acontecer com os recém-nascidos. Os pintinhos nascem com zero de barreiras protetivas e não podem ser introduzidos de primeiro momento no convívio das adultas.
Para ambos os casos, o isolamento inicial é necessário para garantir a saúde de todo o plantel. Claro que sempre imaginamos que todas as aves que adquirimos são de boa procedência, não é esse o caso, mas devemos tomar certas providência para não termos problemas.
O primeiro passo ao introduzir galinhas novas em seu rebanho é colocar as novas galinhas em quarentena e garantir que elas não tenham infecções ou doenças. Se você já adquiriu nosso e-book sobre ESTRUTURA, deve ter visto nossa indicação de construção de um quaternário e um isolário.
Para o caso de pintinhos, utilize um pinteiro isolado, mantendo a climatização ideal, e todos os manejos específicos para essa fase.
Quando a introdução são de aves adultas, deve ser utilizado o quaternário para aves aparentemente saudáveis, para uma ambientação e a verificação de comportamentos. Caso existe sintomas aparentes de doenças, utilizar o isolário para tratamento imediato.
As principais coisas a procurar são:
- Sinais de piolhos ou ácaros.
- Cristas e barbelas com coloração diferentes.
- Narinas bloqueadas / corrimento dos olhos ou narinas.
- Pernas escamosas.
Não deixe de consultar nosso e-book sobre SANIDADE
Enquanto as suas novas galinhas são colocadas em quarentena, é uma boa ideia suplementar a água com vitaminas e equilibrar bem a formula da ração para garantir que estão totalmente em forma e reduzir o estresse da viajem. Aproveite para regular o peso em relação ao seu plantel já existentes.
A quarentena deve durar de 15 a 45 dias. Quanto mais tempo você colocar em quarentena suas novas galinhas, mais seguro é para o rebanho existente, porque você tem mais tempo para detectar qualquer doença / enfermidade.
Não se esqueça do transito entre o plantel antigo e o novo. O produtor deve ser fazer uma higienização nas mão e providenciar pontos de desinfecção para realizar os manejos em lotes diferentes.
Introduzir de forma lenta
Não podemos enfatizar esse próximo ponto – não se apresse em apresentar suas novas galinhas. Mesmo que suas novas galinhas não precisem de quarentena, não as coloque diretamente com o seu rebanho existente. Isso causará muitos problemas desnecessários e lutas.
Você precisa de um período de tempo em que o seu rebanho existente possa ver as novas galinhas, mas sem contato físico. Isso pode ser feito com piquetes diferentes separados por tela.
Outro método popular é colocar uma caixa dentro d o piquete ou galpão e colocar suas novas galinhas dentro dessa caixa, podendo ser uma grande gaiola também. É uma técnica um tanto quando agressiva, mas pode ser utilizada dependendo do tamanho do lote.
Qualquer que seja o método que você decida usar, é importante que por cerca de uma semana suas novas galinhas sejam visíveis, mas mantidas separadas do seu rebanho existente. Isso irá garantir uma boa adaptação de todos.
Faça da forma certa, reduzindo o estresse
Depois de ter colocado em quarentena com sucesso e ‘introduzido visualmente’ suas novas galinhas, é hora de apresentá-las fisicamente umas às outras.
A melhor maneira é colocar as novas aves no piquete antes de liberar o lote antigo. Depois libere o acesso ao piquete das aves do lote existente e observe o comportamento.
Isso irá diminuir o ímpeto de defender o território das galinhas já residentes no local.
Novas hierarquias serão estabelecidas com empurrões e outros atritos. Isto é perfeitamente normal e é um passo necessário ao introduzir com sucesso novas galinhas. O produtor só deve interferir se acontecer ferimentos ou perseguições incessantes.
Se você achar que o empurrão está ficando cada vez mais intenso e durar mais do que alguns minutos, separe as novas galinhas e repita o procedimento de apresentação no dia seguinte e continue fazendo até dar certo.
Você deve também colocar as novatas nos poleiros, a noite, junto com as galinhas antigas para as recentemente introduzidas seguirem o rebanho. Se isso não for feito, as novatas irão tender a voltar para o quaternário toda a noite.
Quanto tempo levará para introduzir minhas novas galinhas?
O produtor deve seguir todos os passos acima, se preocupando principalmente com o bem estar das aves. Sei que a vontade de ver as aves juntas é quase que incontrolável, mas o importante é a sustentabilidade do seu plantel.
Algumas dicas de tempo podem ser seguidas.
Quarentena:
Para aves que se apresentam saudáveis, deve se observar durante 15 a 20 dias. Isso lhe dará bastante tempo para avaliar efetivamente os novos indivíduos. Para os que apresentarem algum tipo de problema, entre 20 a 45 dias, ou pelo menos uma semana após todos os sintomas terem desaparecidos.
Apresentações Visuais:
Uma semana aqui é tempo de sobra para o rebanho existente se acostumar a ter as novas galinhas em sua presença.
Introduções Físicas:
Correndo tudo bem, em um dia se resolve. Mas também pode se estender por três ou quatro dias. Se isso perdurar mais tempo, volte ao princípio pois alguma etapa pode ter sido pulada.
Estabelecendo-se:
Depois que as galinhas foram introduzidas, você precisa estar atento ao comportamento coletivo e individual.
Seguindo todos os passos corretamente, tudo dará certo.
Para os casos de pintinhos, os períodos de isolamento devem ser seguidos conforme idealizado para cada finalidade da criação. Mas a mudança da fase inicial para a fase de crescimento deve seguir esses protocolos, caso o SISTEMA DE CRIAÇÃO que você escolheu permita essa integração.
Para o caso de galos, nunca é recomendado introduzir galos no mesmo piquete que um já existente, a não ser que tenha galinha suficiente para todos. Nesse caso, o processo de introdução do novato pode durar mais tempo.
Circunstâncias especiais
Apresentando filhotes para adultos
Se você tem uma criação que a própria galinha choca seus ovos de forma natural, a galinha irá proteger seus próprios filhotes. Mas claro que o isolamento é recomendado para a prevenção de doenças aos pequenos.
Agora para o uso de chocadeiras, deve ser utilizado os procedimentos de isolamento em pinteiro, pois se tentar introduzi-los em seu rebanho existente, você terá problemas.
Os procedimentos de fase inicial sempre são os mais indicados.
Raças de Mistura
Se você pretende introduzir diferentes raças em seu rebanho, isso também pode causar alguns problemas únicos – a principal preocupação é a diferença de tamanho potencial.
Raças maiores sempre serão mais dominantes, então não é justo introduzir uma raça menor (uma Garnizé com um índio Gigante, por exemplo). Raças maiores tendem a dominar.
Também deve se ficar atento a que tipo de linhagem os novos habitantes provem. Animais com linhagem de aves combatentes, Shamo, Índio Combatente, Malaio, Assel, dentre outras, tendem a se estranhar e a tentar dominar o território, independentemente do tamanho.
Algumas dicas a mais
Piquetes separados:
Se você tem uma área grande área, pode colocar o novo lote em local separado, ou manter piquetes isolados. Cada um com seu determinado rebanho.
Realocar os dois bandos:
Outra opção é alocar todas, as novas e as antigas, em uma nova área de galpão e piquete. Será novidade para todas.
Lotes homogéneos:
Tente sempre introduzir aves do mesmo tamanho e peso médio similar.
Prolongar Antes de Introduzir:
Não se perca no espaço. Não podemos esquecer que o momento é estressante e uma grande densidade (pouco espaço para a quantidade de galinhas) pode desencadear comportamentos como o CANIBALISMO, por exemplo
Isolar Aves Agressivas:
Se você notar que uma galinha em particular está sendo excessivamente agressiva para os recém-chegados, coloque a galinha agressiva em isolamento por alguns dias para colocá-la sob controle. Galos provavelmente irão demonstrar esse comportamento.
Distrair com alimentação:
Introduzir novas aves no momento de servir ração ou alimentação complementar pode ser uma boa opção caso suas aves não estejam famintas ou tenha poucos comedouros.
Não apresente apenas um:
Evite introduzir apenas um indivíduo em um grande plantel de uma só vez. Isso irá concentrar todas as atenções em uma única vítima. Para o caso de necessidade, faça uma introdução lenta, levando alguns indivíduos ao quaternário, depois alocando todos de volta.
Concluímos que seguir os procedimentos de fase inicial para pintinhos adquiridos ou nascidos de chocadeira é indispensável.
Para o caso de nascimentos com a mãe, o isolamento de todo o conjunto é recomendado para evitar doenças e atritos desnecessários.
Para os novos indivíduos ou lotes, se poder deixar separados, melhor. Caso tenha sido para melhoria de plantel, os procedimentos de aproximação e adaptação devem ser seguidos.
Um grande abraço,
Sandro Ribeiro
Proprietário do Sítio SANCAIPI
RESUMO:
Toda ves que você adquiri novas aves e coloca em seu piquete demora alguns dias elas começam a adoecer e morrem? SAIBA COMO EVITAR ISSO
Sempre na busca de crescer o plantel ou de elevar o nível do padrão do criatório, introduzimos novas aves que adquirimos de outros criadores ou novos nascimentos.
Isso acontece muito quando temos criações com a busca de melhoramento genético ou nas criações de ornamentais e raças puras.
Mas existe um jeito certo de fazer a introdução de novas aves para que não ocorra problemas nem nas aves novas, nem nas aves que já estão em seu plantel. A introdução de novas aves sempre causa um desconforto em ambos os lados.
Quarentena das novatas
Não podemos descartar a ideia que as galinhas e galos adultos podem estar carregando algum tipo de doença ou infecção.
Introduzir de forma lenta
Não podemos enfatizar esse próximo ponto – não se apresse em apresentar suas novas galinhas. Mesmo que suas novas galinhas não precisem de quarentena, não as coloque diretamente com o seu rebanho existente. Isso causará muitos problemas desnecessários e lutas.
Faça da forma certa, reduzindo o estresse
Depois de ter colocado em quarentena com sucesso e ‘introduzido visualmente’ suas novas galinhas, é hora de apresentá-las fisicamente umas às outras.
Quanto tempo levará para introduzir minhas novas galinhas?
O produtor deve seguir todos os passos acima, se preocupando principalmente com o bem estar das aves. Sei que a vontade de ver as aves juntas é quase que incontrolável, mas o importante é a sustentabilidade do seu plantel.
- Quarentena:
- Apresentações Visuais:
- Introduções Físicas:
- Estabelecendo-se:
Circunstâncias especiais
- Apresentando filhotes para adultos
- Raças de Mistura
Algumas dicas a mais
- Piquetes separados:
- Realocar os dois bandos:
- Lotes homogêneos:
- Prolongar Antes de Introduzir:
- Isolar Aves Agressivas:
- Distrair com alimentação:
- Não apresente apenas um:
Oi Sandro. Gosgei deste video. O que você esplicou aconteceu comigo. Comprei uma galinha de raça para melhorar o meu plantel. Nomalmente ponho 30 dias separadas das outras dando medicação caseira. Só que em vez de 30 reduzi para 15. Uma semana depois ela morreu e aquilo foi desastre. Morreram 28 frangas com 3 meses, 2 galos e 10 galinhas. Fiquei apenas com 2 poedeiras e 1 galinha com doença de torcer o pescoço e 5 pintos. Foi um aprendisado terrivel. Continuo de pé lutando. Uma pergunta , será que os pintos não terão a doença da mãe? Se sim descartarei todos.
olha aí que coisa
Bom dia.
Compramos 5 galinhas caipiras e 1 galo indio, para o inicio do nosso plantel, porem fazer 4 dias que todos ficam o tempo inteiro no puleiro, e as galinhas ainda nao botaram 1 ovo, isso é normal?
I always spent my half an hour to read this blog’s posts daily along with
a cup of coffee.
Hello very cool site!! Guy .. Beautiful .. Amazing ..
I’ll bookmark your site and take the feeds also?
I’m happy to seek out a lot of helpful information here in the publish, we’d like develop
extra strategies on this regard, thank you for sharing.
. . . . .
We stumbled over here coming from a different page and thought I might check things out.
I like what I see so i am just following you. Look
forward to exploring your web page for a second time.
Appreciate this post. Let me try it out.
I simply could not go away your web site before suggesting that I actually loved the usual info a person provide
to your guests? Is going to be again regularly to check
up on new posts
You should take part in a contest for one of the highest quality blogs on the net.
I most certainly will recommend this site!
Definitely believe that which you stated. Your favorite justification appeared to be on the
internet the easiest thing to be aware of. I say to you, I
definitely get irked while people think about
worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side effect
, people could take a signal. Will likely be back to get
more. Thanks
Today, I went to the beach front with my kids. I found a sea shell
and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.”
She placed the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab
inside and it pinched her ear. She never wants to go back!
LoL I know this is totally off topic but I had
to tell someone! quest bars http://j.mp/3C2tkMR quest bars
Hello there! I just want to offer you a huge thumbs up for the excellent information you have got here on this post.
I’ll be coming back to your web site for more soon. ps4 https://j.mp/3z5HwTp ps4
Your mode of explaining everything in this post is
genuinely pleasant, every one be capable of effortlessly
know it, Thanks a lot. scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery
Hmm is anyone else having problems with the images on this blog loading?
I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the blog.
Any feed-back would be greatly appreciated. quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars
I’m amazed, I have to admit. Seldom do I encounter a blog that’s both equally educative and interesting, and without a doubt,
you have hit the nail on the head. The problem is something not enough folks are speaking intelligently about.
I’m very happy that I found this in my hunt for something regarding this.
Hi to all, how is all, I think every one is getting more
from this web page, and your views are nice designed for new viewers.
Magnificent beat ! I wish to apprentice while you amend your website, how could
i subscribe for a blog website? The account helped me a acceptable deal.
I had been tiny bit acquainted of this your broadcast offered
bright clear idea