Montar um galinheiro adequado para sua criação é o sonho de todo criador iniciante de galinhas caipiras. BAIXE AGORA seu projeto de galpão para criação de galinhas caipiras.
copie link da URL e cole em seus grupos de Whatsapp, Telegram e Facebook
https://sancaipi.com/projeto-de-galpao-para-criacao-de-galinhas-caipiras/
Ter um projeto de galpão, para ter um bom galinheiro, para produção de galinhas caipiras para venda de carne ou ovos, é uma prioridade no início das atividades, já que costumo dizer que a estrutura é a primeira barreira contra doenças.
O galpão para galinhas caipiras deve comtemplar diversos detalhes pois serão eles que irão realente proteger suas aves.
O projeto de galpão para galinhas caipiras é algo simples, não precisa ser construída nenhuma “mansão”, mas fazer da forma certa evita ter que fazer grandes mudanças no futuro.
Acompanhe esse artigo até o final que você poderá ganhar um presente.
Mas como sou bonzinho, tenho um outro presente para VOCÊ nesse artigo.
Olá, aqui é o Sandro Ribeiro, proprietário do Sítio SANCAIPI e gostaria disponível a inscrição do MINI CURSO GRÁTIS sobre a criação de galinhas caipiras na fase inicial.
VOCÊ vai aprender a passar por essa fase tão importante sem perder mais nenhum pintinhos.
É só se inscrever, receber a liberação via e-mail e começar a fazer.
Vamos abordar nesse artigos alguns conceitos importantes que não pode deixar de ter em nenhum projeto de galpão de criação de galinhas caipiras:
1 Quantas galinhas por m² no galpão ou galinheiro
Sempre é importante falar que quantos mais espeço as galinhas tiverem, maior a possibilidade de melhorar o bem-estar das aves, o que melhora o desenvolvimento e produção das aves.
Sempre indico a utilização de 5/m² dentro do galpão. Principalmente se VOCÊ for iniciante.
Sempre recebo a pergunta: “Dá para colocar 10 aves por m² dentro do meu galpão?” Mesmo depois que digo o que falei acima.
A utilização de um maior número de aves do que o possível dentro do galpão de galinhas caipiras, irá atrapalhar o desenvolvimento a produção futura e pode desencadear comportamentos de estresse como o canibalismo.
Comece com 5/m² e vá aumentando conforme for adquirindo mais experiência e escolha da sua ave/finalidade.
2 Posicionamento do galpão em relação ao sol
Essa também é uma dúvida que algumas pessoas tem na hora de decidir onde fazer o projeto de galpão para criação de galinhas caipiras pois se confundem com o posicionamento.
Diversas publicações faz a referência de leste-oeste. Isso realmente pode confundir.
Costumo indicar nascente-poente, pois fica mais fácil de identificar durante o dia. O posicionamento do sol tem uma diferença durante o dia devido as estações do ano, mas essa variação é pouca, e VOCÊ deve tomar como referência os períodos mais quentes do ano em sua região.
A escolha desse posicionamento faz com que o sol passe por cima do galpão (galinheiro) durante o dia, não tenho influência direta dentro do galpão.
Quando os raios solares incidem sobre a cama de frango, algumas reações químicas podem acontecer, liberando mais gases que podem mudar o comportamento das aves, atrapalhando o desenvolvimento e a produção.
Também pode estragar os ovos e deixar desconfortável os ninhos para as galinhas poedeiras.
3 Local da construção do galinheiro
A localização deve ser levada em consideração no seu projeto de construção do seu galinheiro.
Primeiro deve se levar em consideração a aproximação de cidades e residências. Cada municípios tem sua política de aproximação de criações e fábricas em relação ao perímetro considerado urbano.
Isso deve ser levado em consideração se seu projeto de galpão para galinhas caipiras tem terreno situado próximo a cidades.
Ainda nesse ponto, mesmo que sua construção seja em zona rural, deve ser observado a aproximação de casas. A vizinhança pode não gostar do barulho ou odor que seja liberado pela criação de galinhas.
Não que elas façam muito barulho ou tenha um cheiro insuportável, mas dependendo da sua condição de manejo e espaço, algum dos dois pode vir a acontecer em demasia.
E ninguém quer ter seu sossego interrompido.
No local de construção deve ser observado as condições do terreno, principalmente se o local do galinheiro empoça nos períodos de chuva, se é “grota” de água da chuva, proximidade de encostas (onde o terreno pode ceder) , base de montanhas (possibilitando a queda de pedras) e beiras de risos, lagos, açudes pois pode elevar muito a umidade durante a noite, coisa ruim para as galinhas.
4 Diferenças entre galinheiro para postura e galinheiro para abate
Existem alguns detalhes que não podem ser ignorados na hora de construir seu galpão, conforme a finalidade escolhida na hora que foi feito o planejamento da sua criação de galinhas caipiras.
São diferenças sutis mas que fazem diferença na produção.
As laterais dos galpões e ao redor tem a diferença que em uma criação para abate não se precisa levantar muros até o teto. Todo o redor pode ser em torno de 2 a 3 “fiadas“ de tijolos, dependendo a incidências de ventos em sua região.
Já em uma criação de postura as laterais devem ter entre 3 a 4 “fiadas” devido a necessidade de colocação de lonas firmes para a utilização de programas de luz e as pontas (frente e fundos do galpão) devem ser levantadas paredes até o telhado para evitar a entrada de sol ou chuva.
Normalmente em uma criação de postura se tem uma disposição maior de bebedouros e comedouros para poder evitar estresse.
Também tem a colocação de ninhos e poleiros (e preferência em V e em frente aos ninhos) que ocupa mais espaço e diminui a possibilidade de ter mais de 5 aves por m².
Entender as mudanças de clima da sua região de observar o comportamento do seu plantel é muito importante para fazer os ajustes necessários durante o ano. Entenda os conceitos da construção da sua estrutura para saber quando mudar,
5 Pinteiro para criação de pintinhos – deve os não fazer?
O pinteiro é uma possibilidade para o produtor pra ter o isolamento ideal e manter as aves dentro do CLICO DA VIDA da climatização, tão importante nessa fase.
A fase inicial da criação de galinhas caipiras precisa de isolamento. Isso vai garantir que os pintinhos estejam protegidos de doenças que podem ser transmitidas por outras aves, clima local, excesso de umidade e outros fatores.
O pintinho deve ter a densidade de 15 a 20 pintinhos por m² e deve ser utilizado o circulo de proteção, normalmente até o 12º dia, mas irá depender da temperatura local. Dentro do círculo de proteção a densidade é de 40 a 60 pintinhos por metro de diâmetro, até esse período.
Mas é obrigado a construir pinteiro ou pode ser feito diretamente no galpão?
Eu indico que criações menores, ornamentais, melhoramento genético e rusticas devem se utilizar de pinteiros. Isso irá aumentar a proteção e garantir um melhor desenvolvimento das aves.
Até 200 pintinhos é interessante fazer pinteiro. Acima disso preciso ser analisado as condições locais, pois a transferência também é tem complicada.
Já para criações maiores e criações de alto desempenho (semi-intensivas), indico realizar a criação dos pintinhos dentro do próprio galpão que será desenvolvida a criação. Deve ser feito círculos de proteção para até 500 aves e distribuir dentro do galpão, sem esquecer de continuar garantindo o isolamento até o momento de liberação para pasto.
Para poedeiras, não aconselho pinteiro. Fazer a criação direto dentro do galpão que as mesmas serão criadas.
6 Área de circulação não pode ficar de fora do projeto de galpão para criação de galinhas caipiras
Ter uma área de circulação ao redor no galinheiro é importante para ter por onde os tratadores passarem com máquinas e equipamentos.
Nessa área deve ser feita uma calçada um pouco mais alta para poder evitar que a água da chica que cai do beiral passe para dentro do galpão.
Essa calçada também vai evitar lama e poças ao redor do galpão de criação de galinhas.
Essa calçada normalmente é feira em galpões maiores e o beiral deve ser maior para evitar que a água caia sobre a calçada e acabe estragando a mesma.
7 Qual altura do pé direito e qual telhado utilizar na construção do seu galinheiro
O pé direito da sua construção do galinheiro vai depender a largura do seu galpão. Quanto maior for a largura do seu galpão, mais alto será seu telhado no meio devido a inclinação de 45° para queda de água da chuva.
Nas laterais indico uma altura mínima de 1,80m para evitar acidentes, batendo a cabeça. Mas isso pode variar conforme seu projeto de construção do galinheiro pois mudanças podem ser feitas e adaptações funcionar.
A indicação de material para o telhado é a telha de cerâmica, já que a mesma consegue absorver a energia do sol, não deixando o local tão quente como as telhas de fibrocimento. Mas voltamos a dizer que a análise da região é importante, pois os custos podem ser reduzidos com a utilização dessas telas.
Mas não pode esquecer que a climatização dentro do galinheiro que é importante.
Assista o vídeo que colocamos no início desse vídeo e saiba mais sobre isso
8 Beiral do galinheiro
O beiral é aquela parte do telhado que passa da construção.
Quanto mais longo for o beiral, mais longe cai a água da chuva e melhora a possibilidade de sombra nas épocas do ano que o sol vai um pouco mais para o lado do galpão. A utilização de calhas também é importante mais não é motivo para reduzir a distancia do beiral.
Recomendo entre 0,90m a 1,20m de comprimento do beiral, mas se for possível colocar mais, melhor. Principalmente se sua região tem uma grande incidência de chuvas.
9 Paredes do projeto de galpão para criação de galinhas caipiras
As paredes do são galinheiro são importantes e devem ser feitas conforme a finalidade da sua criação, bem como levado em consideração o clima da sua região. Já abordamos sobre esse assunto hoje mais deixamos detalhes maiores no vídeo do início do artigo.
Volta e assiste até o final.
Espero que tenha ficado claro alguns dos conceitos mais importantes na hora de fazer seu projeto de galpão para criação de galinhas caipiras.
Não é só construir baseado em plantas prontas. Precisa entender os conceitos, entender a sua região e construir seu galinheiro da forma correta, fazendo as adaptações necessárias.
Como prometido, vou deixar seu presente logo aí em baixo.
É um projeto de galpão para galinhas para VOCÊ tomar como base para construir o seu. É só preencher o cadastro abaixo e receber direto no seu e-mail.
verifique seu e-mail dentro de 3 minutos
Um grande abraço e espero fotos do seu galpão em nosso grupo do Telegram.
ACESSE O GRUPO DO TELEGRAM CLICANDO AQUI
Sandro Ribeiro
Proprietário do Sítio SANCAIPI, fundador do CLUBE DOS PRODUTORES e da COMUNIDADE DE CRIADORES.
RESUMO
Ter um projeto de galpão, para ter um bom galinheiro, para produção de galinhas caipiras para venda de carne ou ovos, é uma prioridade no início das atividades, j´[a que costumo dizer que a estrutura é a primeira barreira contra doenças.
O galpão para galinhas caipiras deve contemplar diversos detalhes pois serão eles que irão realente proteger suas aves.
O projeto de galpão para galinhas caipiras é algo simples, não precisa ser construída nenhuma “mansão”, mas fazer da forma certa evita ter que fazer grandes mudanças no futuro.
Vamos abordar nesse artigos alguns conceitos importantes que não pode deixar de ter em nenhum projeto de galpão de criação de galinhas caipiras
1 Quantas galinhas por m² no galpão ou galinheiro
2 Posicionamento do galpão em relação ao sol
3 Local da construção do galinheiro
4 Diferenças entre galinheiro para postura e galinheiro para abate
5 Pinteiro para criação de pintinhos – deve os não fazer?
6 Área de circulação não pode ficar de fora do projeto de galpão para criação de galinhas caipiras
7 Qual altura do pé direito e qual telhado utilizar na construção do seu galinheiro
8 Beiral do galinheiro
9 Paredes do projeto de galpão para criação de galinhas caipiras