Você vai se surpreender com as coisas que as galinhas não podem comer, mas existem várias outras que as galinhas podem comer.
Uma grande dúvida do criadores e produtores de aves mais rústicas é saber o que as galinhas caipiras não podem comer e o que elas podem comer.
Existe uma vasta opção na nossa flora como capins, folhas, frutas e flores que estão disponíveis em todo território nacional e que podemos dispor a mão para oferecer. Mas nem tudo é tão saudável para nossas aves.
Existe alguns itens que não podemos oferecer pois irá causar algum tipo de problema na produção.
Olá pessoal, um grande abraço para você que tem ou está começando sua criação. Aqui é o Sandro Ribeiro, Fundador do Sítio SANCAIPI e criador do MANUAL DO CRIADOR INICIANTE DE GALINHAS CAIPIRA.
Se é a primeira vez que encontrou nossa páginas, seja muito bem-vindo e aproveite todos os nossos artigos, podcast, vídeos, arquivos e tudo mais. SE INSCREVA AGORA no MINI CURSO GRÁTIS e saiba tudo que deve ser feito na fase inicial.
Vamos te relacionar 13 alimentos que as galinhas caipiras não podem comer. Mas logo em seguida deixaremos outros vários alimentos que as galinhas caipiras podem comer sem problemas.
Claro que essas ofertas devem ser feitas apenas para criações mais rusticas, evitando para criações de alto desempenho. E também deve ser evitado o exagero na oferta. Lembramos que a nutrição da ave está na ração.
Esses alimentos irão complementar a nutrição, não é para substituir sua programação de fornecimento de ração, independente da sua formulação utilizada, do contrário poderá acarretar uns problemas nutricionais.
Antes de continuar, entra na nossa lista de espera do nosso curso para garantir ser avisado logo que ele for lançado. Apenas quem estiver nessa lista será avisado em primeira mão e poderá aproveitar um preço especial de lançamento.
Segue agora os alimentos que você deve evitar.
1 Alimentos gordurosos:
As comidas de panela, restos de nossas refeições, acredito que é a principal dúvida. Pode ser fornecido mas antes precisa ser feita uma seleção para que proteína animal e gorduras saturadas sejam evitadas, fornecendo apenas os alimentos de origem vegetal.
2. Alimentos quentes:
Não se deve ser fornecido nenhum tipo de alimento quente. Nada que tenha sido fervido ou assado e ainda esteja com a temperatura elevada.
3 Pão Mofado:
Alimentos mofados nunca devem ser dados a galinhas caipiras.
4 Ruibarbo:
Rheum rhabarbarum, conhecido pelo nome comum de ruibarbo, é uma planta comestível utilizada como hortaliça e para fins fitoterápicos. O nome é uma combinação do grego rha e de barbarum; rha refere-se tanto à planta como ao rio Volga, de onde supostamente é originária. Todas as partes da planta de ruibarbo contêm quantidades elevadas de ácido oxálico que podem matar o seu rebanho.
5 Grãos de Café:
Contém pequenas quantidades de cafeína que devem ser evitadas. Nenhum valor nutricional que agreguem valor para a criação de galinhas e frangos caipiras.
6 Picles:
Este é um alimento processado e, como tal, contém grandes quantidades de sal ou açúcar.
7 Cebolas:
Embora as cebolas contenham muitas vitaminas e minerais, as galinhas não devem comê-las. Grandes quantidades de cebola podem causar anemia hemolítica.
8 Chocolate:
O chocolate contém teobromina, que é tóxico para as galinhas – e quem em sã consciência compartilharia seu chocolate com elas? Mas cuidado com a curiosidade e as brincadeiras de crianças podem vim a acontecer algo.
9 Abacate:
As folhas, pele e caroço contêm persin, que é altamente tóxico para as galinhas. Tecnicamente, a carne é ok para comer, mas como tirar as poupa para oferecer apenas ela… Em todo caso, melhor não dar nada.
10 Berinjela:
Eles não podem comer a planta, folhas ou flores, pois contêm solanina, que é tóxico para as galinhas. Existe uma pequena controvérsia entre estudiosos sobre o assunto, mas por via das dúvidas, melhor não dar.
11 Alimentos frios ou congelados:
Também deve ser evitado fornecer alimentos que foram retirados da geladeira ou freezer.
12 Alimentos estragados:
Se está estragado e não serve para ninguém consumir, também n]ao servirá para as galinhas caipiras.
13 Amendoim:
O Amendoim pode ser ruim para alguns pequenos pássaros e mamíferos, não há informações confiáveis sobre galinhas. Existem estudos em andamento, inclusive meu para compor nosso livro e curso e essa opinião pode mudar. Em caso de dúvida: não os alimente!
Aproveite e deixe um comentário se você já deu algum desses alimentos e aconteceu ou não algum problema na sua criação.
Agora para qualquer produtor de galinha caipira ficar feliz, segue uma lista de diversos alimentos que podem ser fornecidos para as galinhas que a complementação da nutrição estará garantida.
Se prepara que agora são 52 alimentos para conseguirmos atender a todas as regiões do Brasil.
1 Brócolis:
O brócolis é seguro para alimentar suas galinhas. É rico em inúmeras vitaminas e baixo teor de gordura; o meu prefere cozido. Você pode dar a eles pendurados em um varal para mantê-los bicando o dia todo.
2 Bananas:
Muito nutritivo e a maioria das galinhas adoram! Rico em vitaminas B6, C & A também contém niacina, ferro e magnésio, além de outros oligoelementos. Agora você sabe o que fazer com aquelas bananas marrons e manchadas! As Cascas elas podem comer também.
3 Uvas:
Alto em vitaminas B mais A & C; também contém muitos oligoelementos, como cálcio e cobre. Dê pequenas quantidades uma vez por semana, pois o teor de açúcar é alto. Pode ajudar na digestão.
4 Abacaxi:
Embora rico em vitaminas e minerais, o abacaxi não é o favorito da maioria das galinhas. Consumo excessivo pode causar bolas de fibra. Alimente com moderação devido a esse fator e o açúcar.
5 Tomates:
Galinhas amam tomates! Os tomates são ricos em vitamina C, K & B9, fibras, potássio e antioxidantes. Galinhas não podem comer a planta, folhas ou flores que são venenosas, pois contêm solanina.
6 Aipo:
Uma grande fonte de vitaminas B2, B6, C e K. Alta em minerais como o molibdênio, também contém potássio, fibra e cálcio. Não é um favorito, tente cortá-lo.
7 Morangos:
Morangos são um deleite favorito; Eles são ricos em oligoelementos e vitaminas A, C e B9. Também contém um componente anti-inflamatório chamado quercetina; rica em antioxidantes.
8 Maçãs:
As sementes de maçã contêm pequenas quantidades de cianeto, portanto remova as sementes se puder. Pique as maçãs para ajudar na digestão, embora elas possam bicar as colheitas inesperadas. Molho de maçã também é bom.
9 Grama:
Longos fios de grama podem causar impacto na colheita, por isso, se for cortar grama, contanto que a grama não tenha sido tratada com produtos químicos nem seja colocada no cocho.
10 Arroz:
Arroz branco tem pouco valor nutricional, marrom ou arroz selvagem é melhor. Nunca alimente arroz cru, pois ele absorverá água em seu intestino e se expandirá, causando possíveis bloqueios ou perfuração do intestino. O arroz cozido é aproximadamente 85-90% de carboidratos com quantidades muito pequenas de minerais presentes. Embora as galinhas possam tê-lo como um lanche, é de pouco valor nutricional para elas.
11 Laranjas:
Laranjas têm alguns benefícios surpreendentes para a saúde. As galinhas geralmente não gostam de laranjas; você poderia tentar adicioná-lo a uma salada de frutas.
12 Espargos:
Espargos é uma potência de vitaminas, minerais e fibras alimentares. As galinhas geralmente não comem, mas se o fizerem, certifique-se de que não comem demais, pois podem manchar o sabor dos ovos!
13 Grilos:
100 gramas de grilos contém 12,9 gramas de proteína, 5,5 gramas de gordura e 5,1 gramas de carboidratos, além de inúmeros minerais e oligoelementos. Um lanche muito saudável, mas se alimentam com moderação por causa do alto teor de proteína.
14 Batatas:
Batatas cozidas ou cruas podem ser dadas a galinhas, exceto as áreas verdes que contêm solanina (é venenosa). Folhas, plantas e flores não devem ser consumidas – a folhagem das batatas tem enzimas tóxicas. Batatas verdes está incluso nas proibidas.
15 Pão:
Pão embebido em leite é algo que costumava ser dado quando as galinhas engordam para o abate. Eles amam pão, mas é nutricionalmente pobre para eles. Alimente com moderação.
16 Repolho:
Muito saudável e repleto de minerais e vitaminas. Você pode pendurá-lo em varais onde as galinhas e frangos podem arrancar sempre que quiserem.
17 Pipoca:
Surpreendentemente, a pipoca contém um alto número de vitaminas, incluindo A, E e K. Ela tem muitos minerais e fibras. Contanto que você não adicione sal ou açúcar ao seu milho. Evite oferecer as de micro-ondas.
18 Passas:
Alimente em quantidades extremamente pequenas. Grandes quantidades de passas podem deixar suas aves muito doentes com insuficiência renal. Eles também ganharão peso rapidamente devido ao teor de açúcar.
19 Mirtilos:
Galinhas podem comer todos os tipos de frutas e mirtilos são um dos seus favoritos. Cheio de vitaminas e minerais, os mirtilos também contêm antioxidantes. Esteja ciente de que seu cocô ficará azul!
20 Pepinos:
Pepinos serão muito bem vindos em dias quentes. Eles contêm muita água, então é uma boa maneira de se manter hidratado. Saudável também – cheio de vitaminas e minerais, também contém propriedades anti-inflamatórias.
21 Cerejas:
Cerejas são cheias de vitaminas – A, C, E & K, minerais também. Eles também contêm colina que é essencial para a saúde de uma galinha. Cerejas frescas ou cozidas (sem adição de açúcar) – elas vão comer tudo.
22 Abóbora:
Diz-se que as sementes de abóbora ajudam na prevenção de vermes. A atividade de bicar a abobora irá além de acrescentar alguns nutriente na dieta das galinhas, irá entretê-las por um bom tempo.
23 Carne:
Apare o excesso de gordura da carne. Você pode dar-lhes carcaças inteiras de peru ou frango que eles vão limpá-los. Ótima fonte de proteína. Isso realmente é controverso já que alguns estudiosos são contra (inclusive eu), mas existe a opção. A recomendação que não utilize em aves comerciais.
24 Queijo:
Boa fonte de proteína e cálcio. Alimente com moderação, pois é um produto lácteo e as galinhas não podem processar bem os laticínios.
25 Melancia:
Cheia de vitaminas e água, a melancia é um deleite refrescante para os dias quentes de verão. Pode fornecer inteiras ou como suco. Da Casca também elas gostam muito! As galinhas adoram limpar as cascas.
26 Cenouras:
Crus ou cozidos, as cenouras são cheias de bondade, elas também podem comer as verduras (geralmente eu costuro picá-las).
27 Pêssegos:
Eles amam pêssegos; Esta é outra fruta rica em guloseimas nutritivas. As covas contêm cianeto, portanto remova-as antes de alimentar as galinhas. Evitar as enlatadas.
28 Batata-doce:
Extremamente saudável e repleto de vitaminas. É improvável que as galinhas se incomodem com elas, a menos que estejam cozidas, por isso o mínimo de adição de sal ou manteiga.
29 Melão:
Muito saudável. Eles podem pegar a casca e comer a carne e as sementes que eles adoram. Lembre-se de alimentar com moderação ou eles têm diarreia.
30 Flores:
Este é um sim com ressalvas… Algumas flores são saudáveis e outras não. Em geral, as galinhas caipiras sabem evitar as plantas tóxicas, mas você deve verificar primeiro o seu jardim.
31 Larvas de farinha:
São muito ricos em proteínas, por isso moderação por favor. Um grande petisco saudável especialmente para o tempo da muda. Os vermes podem ser dados frescos ou secos.
32 Ovos:
Claro que eles amam ovos! Dê ovos mexidos para que eles não o reconheçam como ‘ovos’; você não quer que eles comecem a comer ovos.
33 Cascas de batata:
Contém vitaminas, mas é rico em carboidratos. Frangos podem comê-los, mas não peles verdes que contêm solanina, pois isso é tóxico para as galinhas.
34 Pimentões:
É outro membro das plantas toxicas, portanto, sempre com moderação. Então não para folhas, plantas e flores. A fruta é ok para alimentá-los, mas não um favorito.
35 Feijão Verde:
Feijão bem cozido apenas. Feijões crus ou mal cozidos contêm fitohemaglutinina, que pode ser mortal para o seu rebanho. Apenas 3 grãos podem ser mortais. Mas quando moídos podem ser melhor aproveitados.
36 Kiwi:
Kiwis são saudáveis, mas contêm muito açúcar, por isso só coma com moderação. Kiwi contém vitaminas, minerais e antioxidantes.
37 Nozes:
As nozes contêm algumas gorduras saturadas, por isso não alimente muitos. Eles são ricos em ômega 3, o que é bom. Pique as nozes antes de alimentar. Nunca alimente porcas mofadas a galinhas, pois o molde causa problemas respiratórios.
38 Aveia:
Eles podem comer aveia crua ou cozida. Algumas pesquisas indicam que a aveia alimentada com frangas ajuda a reduzir a colheita de penas. A aveia contém vitaminas e minerais também algumas proteínas.
39 Abobrinha:
Abobrinha é uma boa fonte de vitaminas e minerais, as sementes são um bom vermífugo das galinhas. Corte em fatias e deixei que eles bicassem a carne e as sementes.
40 Manga:
Muito nutritivo, mas rico em açúcares e carboidratos, portanto, coma com moderação. Também ótima para dias mais quentes.
41 Feijão:
Cozido apenas. Feijões crus ou mal cozidos são altamente tóxicos para galinhas. O Feijão Gandu é uma ótima opção e fonte de proteínas, mas deve ser beneficiado da forma correta.
42 Couve-flor:
Os caules e folhas da couve-flor são saudáveis e as galinhas os comem. Eu ainda tenho que fazer com que eles comam a cabeça branca.
43 Sementes De Girassol:
Sementes de girassol são muito saudáveis. Em geral, as aves (incluindo as galinhas) preferem as sementes de girassol com óleo preto sobre as sementes cinzentas ou listradas. Grande prazer para o teor de óleo e gordura. Também é objeto de estudo do nosso livro e curso.
44 Alface:
A maior parte da alface é boa para as galinhas, mas evita a alface americana (ela tem o mesmo conteúdo nutricional que o papelão e pode causar diarreia). Seu consumo em excesso pode provocar diarreia nas aves, já que suas folhas possuem grande quantidade de água. No entanto, a verdura pode ser oferecida em pequenas quantidades, sem maiores problemas.
45 Espinafre:
O espinafre é repleto de vitaminas e minerais, mas também contém ácido oxálico, que pode causar sérios problemas de saúde para as galinhas. Espinafre pode ser alimentado com moderação – pouco e não com muita freqüência.
46 Pimenta:
Folhas, caules e flores são tóxicas – contendo solanina. As galinhas podem comer as frutas que são saudáveis, mas geralmente não são as favoritas.
47 Rabanetes:
Essas pequenas bombas são cheias de vitaminas e minerais. As galinhas podem comê-las – pique primeiro para permitir a digestão. Eles também comem as folhas também.
48 Amêndoas:
Pique aproximadamente antes de alimentar as galinhas. Assegure-se de que as nozes não estejam mofadas. Farinha de amêndoa também pode ser consumida.
49 Ervilhas:
As ervilhas são um lanche saudável e você pode pegar as galinhas para persegui-las também! Ervilhas não são um grande favorito, mas eles se divertem ocasionalmente.
50 Alho:
Um excelente aditivo para água e ração. Algumas pessoas dizem que contamina os ovos – outros dizem que não (eu nunca tive um problema). Como com todas as coisas moderação.
51 Romã:
Romãs são muito saudáveis. As galinhas comem as sementes alegremente e bicam a casca restante.
52 Farinha de Aveia Não Cozida:
Galinhas podem comer aveia crua, no entanto, eles preferem mingau de aveia quente. Isso não deve ser dado a eles todos os dias.
Ufa…
E tinha mais, mas deixamos para uma pesquisa futura.
Essa lista deu trabalho mas acho que conseguimos abranger as diversas regiões desse nosso “Brasilzão”.
Espero que tenha gostado e faça um bom proveito de todas essas informações.
Se inscreva em nosso MINI CURSO GRÁTIS
que irá te ajudar na fase inicial da criação dos seus pintinhos.
Quer saber mais sobre nutrição para suas aves? Assiste o vídeo abaixo que vai de dar uma noção melhor sobre o assunto.
Deixe um cometário com dúvidas, sugestões e indicações de temas para novos posts.
Sandro Ribeiro
Proprietário do Sitio Sancaipi e Fundador do Curso: MANUAL PRÁTICO E COMPLETO DO CRIADOR DE GALINHA CAIPIRA
Resumo
O que as galinhas caipiras não podem comer e o que as galinhas caipiras podem comer.
Você vai se surpreender com as coisas que as galinhas não podem comer, mas existem várias outras que as galinhas podem comer.
Uma grande dúvida do criadores e produtores de aves mais rústicas é saber o que as galinhas caipiras não podem comer e o que elas podem comer.
Segue agora os alimentos que você deve evitar.
Alimentos gordurosos, Pão Mofado, Ruibarbo, Grãos de Café, Picles, Cebolas, Chocolate, Abacate, Berinjela, Alimentos frios ou congelados, Alimentos estragados, Amendoim.
Se prepara que agora são 52 alimentos para conseguirmos atender a todas as regições do Brasil.
Brócolis, Bananas, Uvas, Abacaxi, Tomates, Aipo, Morangos, Maçãs, Grama, Arroz, e mito mais
Tem muito mais, confira