Sítio Sancaipi

Doenças causadas por fungos em galinhas caipiras podem ser agravadas por problemas nutricionais.

PODODERMATITE pode ser agravada por doenças causadas por fungos em galinhas caipiras

Saber as doenças e como preveni-las é a principal ação contar doenças causadas por fungos em galinhas caipiras.

Grande parte dos produtores de galinhas caipiras de forma comercial, seja para carne, seja para ovos, se preocupam com as doenças virais e bacterianas que atingem seu plantel. E se esquecem que os fungos também podem causar doenças e simples ações de limpeza e controle podem evitar esse problema.

Hoje vamos para o 4 artigo que dá uma visão geral sobre as doenças que atingem as criações de galinhas caipiras.

Olá, um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro, proprietário do Sítio SANCAIPI, que hoje conta com diversos canais de comunicações com seus seguidores, clientes, parceiros, amigos, apoiadores e alunos.

Antes de entrarmos mais no assunto sobre doenças causadas por fungos, gostaria de dizer que tem um E-Book grátis que irá te ajudar a passar pela fase inicial da criação de galinhas caipiras de forma segura e garantida. Nesse e-book você irá saber todos os procedimentos para fazer você conseguir passar pela fase inicial sem problemas.

banner ebook gratis fase inicial galinha caipira
banner ebook gratis fase inicial galinha caipira

Para você que é a primeira vez, não deixe de participar de nossa lista de espera do nosso curso que será lançado no segundo semestre desse ano (2019) e somente que estiver nessa lista irá ser avisado em primeira mão e terá o desconto de pré lançamento.

Nesse artigo iremos abordar

sobre as doenças causadas por fungos e a relação de agravo quando as aves não tem uma nutrição adequada.

Existem alguns fatores que podem causar, agravar pi até mesmo abrir portas para a entrada de fungos em seu plantel e os mesmos causarem doenças.

  1. Estrutura e inadequada;
  2. Pisos mal acondicionados;
  3. Falta de vitaminas na dieta;
  4. Falta de Limpeza;

Alguns desses fatores podem causar doenças nos membros inferiores que podem abrir portas para os fungos ou agravar a própria doença.

A falta de limpeza no galinheiro e na caminhada, entupindo a superfície com roupas de cama sujas e vários detritos, promove o desenvolvimento de doenças infecciosas (como a sarna) e patologias traumáticas.

Galinheiro de galinha caipira sujo

Vitamina B insuficiente, vitaminas A, D e E podem se tornar uma causa independente da doença e exacerbar o impacto de outros fatores. Especialmente perigosos são avitaminoses em que sempre afetam não só o sistema de músculos e esqueleto, mas também outros sistemas de órgãos. Isso afeta significativamente a qualidade de vida das galinhas.

Começaremos com uma doenças que não é causada propriamente por um fungo mas pode ser agravada por eles ou abrir portas para outras doenças causadas por fungos ou não.

Pododermatite

é uma enfermidade que atinge a planta dos pés das aves, podendo progredir para uma infecção profunda, incluindo necrose.

Em aves de corte, a dermatite atinge principalmente machos pesados de matrizes de corte e perus, resultando em desconforto na locomoção.

Pododermatite em galinha caipira

Machos reprodutores de corte criados em piso ripado podem freqüentemente apresentar a pododermatite, e isso pode causar redução da fertilidade dis ovos já que a locomoção da disputa de cobertura não será eficaz.

A qualidade do piso, como galpões acimentados sem uma cobertura adequada de uma cama, ou pastos desertificados sem uma proteção vegetativa, podem causar lesões que além de causar a pododermatite, pode ser via de acesso para fungos causadores de doenças e outras doenças virais, bacterianas e parasitárias.

Faremos um artigo específico com esa doenças em brave.

Aspergilose


A aspergilose é uma enfermidade fúngica que acomete o sistema respiratório com lesões nodulares nos pulmões. A enfermidade é mais frequente em aves de 7 a 40 dias.

O fungo Aspergillus fumigatus é o principal agente causador dessa doença

Aspergilose por dentro da galinha caipira

Estes fungos são encontrados comumente na cama, solo e matéria orgânica vegetal em decomposição. As aves também podem se infectar no incubatório quando houver grande contaminação nesse ambiente.

As aves se infectam através da aspiração em grande quantidade de esporos, e a partir dos pulmões podem produzir uma infecção sistêmica.

Os principais sinais clínicos observados são:

A aspergilose cerebral produz sinais clínicos nervosos. As lesões podem estar presentes em grande número nos pulmões e sacos aéreos. As lesões são caracterizadas por placas esbranquiçadas de tamanho variável.

Também pode-se encontrar estas placas no fígado, cérebro e nos olhos. A mortalidade é variável e de acordo com a pressão da contaminação.

O diagnóstico pode ser feito através dos sinais clínicos, lesões e por cultura e identificação do fungo proveniente das lesões em laboratório.

Candidíase

Candidíase é uma doença fúngica do trato digestório, causado pela Candida albicans, uma levedura que pode ser corada Gram positivamente.

Candidíase em galinhas caipiras

C. albicans causa espessamento da mucosa e formação de pseudomembranas diftéricas na mucosa do trato digestivo, podendo incluir boca e esôfago.

Geralmente as aves jovens são mais sensíveis a infecções micóticas.

A candidíase é uma enfermidade de pouca importância econômica, aparecendo após tratamento com antibióticos ou devido à água de bebida imprópria para dessedentação animal.

O tratamento pode ser realizado utilizando-se sulfato de cobre na água ou ração ou ainda pelo uso de nistatina ou vinagre.

O uso de boas práticas de manejo, evitar estresse e doenças imunodepressoras, além de higienização rigorosa antes de cada alojamento são importantes medidas de prevenção.

Limpeza sempre em primeiro lugar, como falamos sempre.

Candidíase em galinhas caipiras

Fornecimento de água de boa qualidade e fresca também é um ponto chave na prevenção de diversas enfermidades, não apenas da candidíase. 

Micotoxicoses


Doenças causadas pela ingestão de ração contendo micotoxinas. São uma das três mais importantes causas de imunossupressão em frangos de corte juntamente aos vírus da doença de Gumboro e anemia infecciosa das galinhas.

É uma doença mais causada em grande galpões de frangos industriais, mas como existem alguns de nossos seguidores que ainda preferem trabalhar com aves de posturas em confinamento, importante saber que essas doenças podem vim a atacar seus planteis.

Micotoxicoses em galinha caipira

As micotoxinas são metabólitos tóxicos produzidos por fungos presentes nos grãos ou na ração em condições específicas de temperatura e com umidade elevada. Não se sabe para que os fungos produzem tais toxinas, mas possivelmente seja para proteger seu alimento de outros organismos.

Temos vídeos em nosso Canal do YouTube mostrando a forma que deve ser feita o armazenamento de seus insumos para produção de ração.


O quadro clínico observado nas micotoxicoses pode ser agudo ou crônico, dependendo da quantidade e do tempo que a ave ingeriu essas micotoxinas. Ocorre morte das aves em quadros agudos/severos e, principalmente, perda de produtividade por redução do ganho de peso e da conversão alimentar.

Não podemos nunca relaxar quando se trata da prevenção de doenças em nossos planteis. Seja ele em sistema caipira ou não, seja em uma criação mais rustica ou de alto desempenho.

Com esse artigo finalizamos a série de quatro artigos e vídeos em nosso canal que fala de forma genérica das doenças que podem atingir os planteis de galinhas caipiras.

Acompanhe nossos artigos se saiba mais sobre as formas corretas de ter uma criação sadia e lucrativa.

Não esquece de baixar seu e-book grátis e de se inscrever na lista de espera de nosso curso.

Um grande abraço, até a próxima, tchau.

Resumo

Doenças causadas por fungos em galinhas caipiras podem ser agravadas por problemas nutricionais.

Saber as doenças e como preveni-las é a principal ação contar doenças causadas por fungos em galinhas caipiras.

Grande parte dos produtores de galinhas caipiras de forma comercial, seja para carne, seja para ovos, se preocupam com as doenças virais e bacterianas que atingem seu plantel. E se esquecem que os fungos também podem causar doenças e simples ações de limpeza e controle podem evitar esse problema.

Existem alguns fatores que podem causar, agravar pi até mesmo abrir portas para a entrada de fungus em seu plantel e os mesmos causarem doenças.

  1. Estrutura e inadequada;
  2. Pisos mal acondicionados;
  3. Falta de vitaminas na dieta;
  4. Falta de Limpeza

Começaremos com uma doenças que não é causada propriamente por um fungo mas pode ser agravada por eles ou abrir portas para outras doenças causadas por fungos ou não.

Pododermatite (Bumblefoot).

Aspergilose

Candidíase

Micotoxicoses

DICA DO DIA DE NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Sair da versão mobile