Iniciar criação de galinhas caipiras, ter um bom produto, com das características da criação de galinha caipira, é fundamental para que o produtor “galinhas caipiras” ter sucesso. SAIBA MAIS
Não adianta muito VOCÊ estar no Início Criação de galinhas caipiras e não souber quais são as características de uma galinhas caipira e de seus sub-produtos. Ou pior, não souber os manejos necessários para deixa-la do jeito que seu cliente gosta.
Iniciar uma criação de galinhas caipiras de forma comercial, para gerar renda para VOCÊ e sua família, necessita um mínimo de conhecimento para que seus produtos fiquem realmente do agrado do seu público alvo.
Hoje VOCÊ vai ganhar esse conhecimento e muito mais.
Muito mais porque vou deixar logo abaixo um link para VOCÊ se inscrever em nosso MINI CURSO GRÁTIS de criação de galinhas caipiras na fase inicial. VOCÊ vai aprender a passar pela fase inicial sem nenhum problema e sem mortes.
Meu nome é Sandro Ribeiro, proprietário do Sítio SANCAIPI e vamos te passar os passos importantes e necessários para você ter uma boa criação e conseguir entregar um produto com as características da criação de galinha caipira que seu cliente deseja.
É muito importante que VOCÊ entenda o que vamos passar a seguir e não tentar entregar um produto com seu gosto. É importante ouvir o cliente e saber as técnicas para deixar seu plantel com as características de uma criação caipira.
1 O que é galinhas caipira
Para Iniciar Criação de galinhas caipiras é importante VOCÊ definir sua linha de pensamento sobre a criação do seu plantel.
Nós seguimos a linha de pensamento que galinha caipira é formada através de um sistema de criação. Esse sistema de criação deve proporcionar duas coisas:
- Sensação de liberdade
- Poder expressar suas características ancestrais
Para conseguir essas duas coisas é fundamental que sua criação seja em sistemas que tenham a inclusão de piquetes ou áreas livres.
A sensação de liberdade se dá quando existe um piquete que não tem paredes ou muros altos. As galinhas deve ter uma visão de horizonte, podendo achar que pode ir e vir quando quiser. Mesmo que existe um cercado com telas.
Essa sensação de liberdade irá ajudar a melhorar o bem estar e o comportamento de bem estar será logo notado e irá ajudar, a saber, como iniciar criação de galinhas caipiras.
E expressar as características ancestrais é todos os comportamentos que as aves apresentam quando estão em liberdade. É poder ciscar, esticar as asas, tomar banho de sol e terra, cantar, cacarejar, correr, procurar alimento e tudo que envolve “ser uma galinha”.
Acreditamos nessa formação baseado na interpretação que temos na ABNT, e nos estudos em publicações como: SALES 2005, KHATOUNIAN 2001, LANA 2000, EEKEREN 2006, TEIXEIRA 2013, dentre outros.
Portanto, não acreditamos que galinha caipira é uma raça específica. Que apenas descendentes de aves do tempo do descobrimento, ou que apenas raças mestiças podem ter essa nomenclatura.
Acreditamos que o sistema de criação faz a diferença, mais que isso, define o plantel. Cabe ao produtor escolher a raça / linhagem correta, visando aves que resistam a esse sistema.
2 Galinheiro para iniciar criação de galinhas caipiras
Cinco aves por m². Vamos começar logo assim para não ficar dúvidas.
Em uma criação comercial o espaço é bastante importante. Galinhas com espaços no galinheiro tentem a se desenvolver e a produzir melhor.
Comportamentos predatórios como o canibalismo também podem ser evitadas quando as galinhas tem mais espaço dentro e fora do galpão.
Por isso, independente da raça e finalidade que VOCÊ estiver trabalhando, dê início a sua criação de galinhas caipiras com 5 aves por m² para não ter problemas. Conhecendo melhor sua criação, seu plantel e de manejo, você poderá ir aumentando a densidade.
Garantir o desenvolvimento e a produção é a prioridade de qualquer produtor de galinhas caipiras.
Criação mais rústica, galinhas de capoeira, é necessário um espaço maior para tentar garantir um desenvolvimento um pouco mais rápido, portanto deixe espaços maiores para suas galinhas.
3 Piquete ideal para iniciar criação de galinhas caipiras
Para o piquete o ideal é de uma a duas aves por m². Essa variação eu indico para criações de galinhas caipiras de alto desempenho (sistema semi intensivo), onde para abate 1 ave p/m² e para postura 2 aves p/m².
Para criações mais rústicas, a densidade deve ser menor. Utilizar menos que 1 ave p/m² para que as galinhas que não tem uma genética muito apurada, tenha mais espaço para se desenvolver.
Isso irá ajudar também em planteis não homogêneos.
Mas o piquete não é só tamanho. Inclusive algumas pessoas acham que o piquete é um local fornecedor de alimento.
Um engano comum e que faz acabar diversas criações. A alimentação das galinhas caipiras destinadas à produção deve ser garantida com a ração. Tudo que estiver a pasto é complementar.
Não procure o melhor capim, a melhor fruta, se isso ou aquilo pode ser dado ou não. Mas nada substitui a ração. Não é reduzindo o custo com ração, procurando itens para substituir, que você vai ganhar mais.
O que é preciso é garantir o desenvolvimento e o preço certo de venda.
O piquete garante a sensação de liberdade e a expressão de características ancestrais.
A vegetação nativa de sua região da conta como complemento da alimentação, mas também serve de esconderijos de insetos que também vai fazer parte do complemento da alimentação.
Outra coisa bastante importante é manter o piquete atrativo e seguro. Buscar sempre manter pontos de sombras e de uma possível fuga de predadores.
O capim muito alto também é um problema, principalmente em regiões mais frias ou em períodos chuvosos.
4 Comprar os pintinhos ou fazer reprodução?
Uma decisão importante que deve ser tomada antes de começar as atividades é se a produção de lotes de reposição será própria ou se serão sempre comprando os pintinhos.
Eu sempre indico para os iniciantes que a compra de pintinhos híbridos é a melhor opção pois eles garantem algo que todo negócio precisa: PREVISIBILIDADE.
Esses pintinhos tem a promessa de peso já definida e vai caber ao produtor definir em que peso que vai querer que a ave chegue, para atender de forma adequada aos desejos de seus clientes.
Não é preciso transformar a galinha caipira em um balão. Não é todo cliente que deseja isso.
O cliente de galinha caipira geralmente que características como sabor, cor e textura, e acabam pagando um preço melhor por esses valores agregados.
Para o início de uma criação de galinhas caipiras de postura não te outra opção. As galinhas híbridas além de garantir uma produção, garantem quantidades mínimas necessárias para gerar lucro.
Já em criações mais rústicas, geralmente destinadas para abate, e em criações de galinhas ornamentais e para melhoramento genético, a geração de pintinhos é bastante importante e deve ser sua escolha.
Ter uma criação mista, onde pintinhos são comprados e, ao mesmo tempo, pontinhos são gerados na própria propriedade.
Para gerar seus próprios pintinhos, será necessário ter galinhas que choquem ou adquirir uma chocadeira.
5 Conhecer seu cliente, fundamental para saber Como iniciar Criação de galinhas caipiras
Se VOCÊ não sabe o que seu cliente quer, como vai saber se ele vai gostar de seu produto?
Isso é importantíssimo para qualquer negócio. Se VOCÊ não souber fazer o conjunto de saber o gosto do seu cliente e o que pode pagar, o sucesso do seu negócio estará comprometido.
Temos aqui em nosso site um artigo sobre pesquisa de mercado e esse assunto é um dos que ensinamos em nosso EBOOK PLANEJAMENTO que você pode saber mais clicando aqui.
Faça essas leituras para saber como fazer uma pesquisa e mercado simples e saber também analisar os resultados.
6 Garanta seu produto
Nada pior que clientes falados mal de um de nossos produtos. Isso acaba com qualquer negócio.
Por isso precisamos garantir que nossa produção de galinhas caipira, seja ela carne ou ovos, deve chegar do jeito, ou muito parecida do que o nosso cliente espera.
E isso parece difícil de fazer, mas na verdade não é.
Isso pode ser garantido exatamente com as indicações dadas na primeira dica. Sobre o que é galinhas caipiras.
Se você garantir a liberdade cm a sensação de liberdade e com os conceitos de cada um dos comportamentos quando a galinha está a pasto, expressando suas características ancestrais, seu produto “galinha caipira” estará garantido.
Sem esquecer que para algumas das características ancestrais serem realizadas, seu piquete deve estar preparado.
Assista o vídeo até o final e veja o que digo sobre esse tópico, “garantir o produto”, e entenda mais sobre o assunto.
Seguindo essas dicas VOCÊ pode consolidar seus estudos sabendo Como iniciar Criação de galinhas caipiras e começar a gerar renda para você e sua família.
Se já começou, faça suas adaptações necessárias e faça sua criação de galinhas caipiras ser sua fonte principal de renda.
Deixe suas dúvidas nos comentários
Sandro Ribeiro
Proprietário do Sítio SANCAIPI, criador do CLUBE DOS PRODUTORES DE GALINHAS CAIPIRAS e da COMUNIDADE DE CRIADORES ON-LINE DE GALINHAS.
RESUMO
Como iniciar Criação de galinhas caipiras – conheça as características da criação de galinha caipira
Iniciar criação de galinhas caipiras, ter um bom produto, com das características da criação de galinha caipira, é fundamental para que o produtor “galinhas caipiras” ter sucesso. SAIBA MAIS
Não adianta muito VOCÊ estar no Início Criação de galinhas caipiras e não souber quais são as características de uma galinhas caipira e de seus sub-produtos. Ou pior, não souber os manejos necessários para deixa-la do jeito que seu cliente gosta.
Iniciar uma criação de galinhas caipiras de forma comercial, para gerar renda para VOCÊ e sua família, necessita um mínimo de conhecimento para que seus produtos fiquem realmente do agrado do seu público alvo.
1 O que é galinhas caipira
1.1 Sensação de liberdade
1.2 Poder expressar suas características ancestrais
2 Galinheiro para iniciar criação de galinhas caipiras
3 Piquete ideal para iniciar criação de galinhas caipiras
4 Comprar os pintinhos ou fazer reprodução?
5 Conhecer seu cliente, fundamental para saber Como iniciar Criação de galinhas caipiras
6 Garanta seu produto