A avicultura se apresenta como grande fornecedora de proteína animal para os seres humanos. Saiba quais os tipos de negócios que estão inseridos nesse nicho e planeje sua criação.
A criação pode ser conduzida de três maneiras principais: a avicultura industrial, avicultura caipira e avicultura orgânica. Essas se dividem em algumas classes e sub-classes, mas mantêm as características conceituais.
Criar galinhas é sonho de muitos brasileiros e vem se tornando uma ótima opção de renda para quem busca moram em locais que oferecem uma qualidade de vida melhor.
No entanto, é uma atividade que exige muita seriedade para se transformar em negócio gerador de lucros ao criador.
Um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro, proprietário do Sítio SANCAIPI e criador do curso MANUAL DO CRIADOR DE GALINHAS CAIPIRAS.
Hoje iremos abordas das opções de criação de maneira mais macro para VOCÊ já ir se situando em qual tipo de avicultura irá começar seu criatório. Essa decisão deve ser antes de começar a comprar pintinhos ou construindo galpões.
Na verdade, uma criação não começa com os pintinhos. Como todo negócio, o início está no planejamento. Por isso nossa primeira publicação foi baseada nesse assunto.
Nosso E-Book PLANEJAMENTO PARA UMA CRIAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRAS COMERCIAIS é um maior sucesso e você não pode ficar sem ele. Saiba mais clicando logo abaixo.
Voltando ao nosso assunto de hoje, a implantação de aviários pode ser feita em pequenas áreas de terra. Podendo ser até em áreas sem muita produtividade agrícola ou desvalorizadas. Isso se torna uma grande vantagem.
Comece a pensar naquela propriedade que anda parada…
Tanto para corte, quanto para postura, o ciclo de produção é rápido, dando um bom retorno num período relativamente curto.
A importância social da avicultura no Brasil se verifica também pela presença maciça no interior do país. Em muitas cidades, a produção de frangos é a principal atividade econômica.
Entenda muito bem quais são cada uma delas para você poder já ter um direcionamento para realizar sua pesquisa de mercado.
Saiba mais sobre pesquisa de mercado clicando aqui.
Avicultura Industrial
A avicultura industrial ainda é a mais utilizada no Brasil, seja ela para corte, seja ela para produção de ovos.
As industrias trabalham em alta escala, com aves híbridas de alto desempenho para produção de carnes e ovos que são consumidos no Brasil e exportadas para diversos países do mundo.
Temos uma excelência nesse mercado com produções batendo recordes mundiais.
Os produtos têm boa aceitação no mercado, sendo vendidos normalmente em redes de supermercados já abatidos, geralmente congelados, mas se pode encontrar peças ainda frescas nos balcões de açougues.
As galinhas são criadas em galpões, em confinamento, sendo que na produção de ovos, na sua maioria, as aves também ficam alojadas em gaiolas coletivas (com 5 aves ou mais), tendo acesso a água e a ração, mas com mobilidade mínima.
As aves destinadas para esse tipo de produção têm uma grande evolução genética, muito adaptada ao sistema, com rendimento de carne e ovos de forma rápida.
Mas a estrutura, deve também estar adequada para esse tipo de criação. Não basta só ter a ave de alta qualidade. O produtor também deve estar com a estrutura apropriada para esse tipo de produção – inclusive alta tecnologia para manter uma climatização, sem esquecer das exigências de biossegurança.
Como não é o foco de nossos estudos, não iremos nos aprofundar nos detalhes da avicultura industrial, mas daremos pinceladas sobre o assunto sempre que for necessária uma comparação ou ensinamento pertinente.
Avicultura Caipira.
A avicultura caipira consiste na criação de aves visando o bem estar animal, deixando a ave expressar suas características de ciscar , comer insetos e plantas, de forma livre a maior parte do dia. Essa liberdade pode ser controlada por piquetes ou de maneira mais extensiva a pastos maiores e sem um grande controle.
A criação em sistema caipira está em todo mundo, e no Brasil não é diferente, estando presente em todo território nacional. Geralmente tocada por produtores rurais de pequeno e médio porte, fazendo parte da agricultura familiar de subsistência ou comercial.
Quando está voltada a subsistência, a criação pode ter um controle e custos reduzidos, pois são escala menores (assim como os recursos). Já na criação comercial, os controles de manejo e custos devem estar bem azeitados para não se perder a rentabilidade.
Um dos grandes desafios do produtor é identificar seu público e de que forma seu produto deve ser apresentado.
Os gostos da clientela são variados e o avicultor precisa entende-los e atendê-los na medida do possível.
Existe a possibilidade também da clientela se adaptar ao produto fornecido, mesmo que estes não tenham as características esperadas. Para isso, é necessário um investimento adicional em marketing, um pouco mais de paciência e persistência.
É nossa especialidade. É nossa grande paixão.
E vamos te dar um presente para quando você começar, ter um sucesso logo de cara.
É um mini curso grátis
que vai te deixar preparado para passar pela fase inicial sem nenhum problema. Se inscreva clicando o banner abaixo. É de graça mas os benefícios são enormes.
Avicultura Orgânica
Na criação orgânica, muito procurada por pessoas que querem (ou precisam) uma alimentação mais saudável, livres da utilização de antibióticos, produtos transgênicos ou qualquer outros tipo de insumo industrializado com produtos sintéticos.
É uma criação que se assemelha com a criação caipira em alguns pontos, mas existem restrições bem particulares que viabiliza a certificação dos produtos originados da criação de galinhas como orgânica.
Existe uma regulamentação que para o produtor ser considerado orgânico, deve seguir normas e diretrizes de certificadoras que orientam e dão apoio técnico aos criadores dessa modalidade.
Para você que quer começar um negócio com galinha caipiras já deve estar direcionando seus pensamentos para uma dessas três opções.
Em nosso E-Book,
nos aprofundamos mais nesse assunto. Onde “entramos” mais em cada uma dessas opções, apresentado com mais detalhes cada uma delas, inclusive as variações dentre de cada uma delas.
Concluímos que apesar de 3 opções, existe uma variedade de opções que pode facilmente abrir o mercado e fazer o criador ter sucesso em uma delas. Mas nada deve ser feito sem um bom planejamento.
Lembrando que o planejamento vem antes dos pintinhos.
Um grande abraço,
Sandro Ribeiro
Proprietário do Sítio SANCAIPI e criador do curso MANUAL DO CRIADOR DE GALINHAS CAIPIRAS.
Conheça nossa livraria online
RESUMO:
Os 3 grandes modelos de criação de galinhas para fornecimento de proteína animal.
Avicultura Industrial
Avicultura em grande escala, com boa aceitação e com grande tecnologia envolvida tendo o Brasil como um grande produtor mundial.
Avicultura Caipira
Avicultura mais trabalhado pela agricultura familiar mas cada vez mais sendo abraçada e procurada como uma fonte de renda alternativa e até mesmo principal.
Avicultura Orgânica
Outra opção de avicultura, exigindo do criador mais especializações e certificações para atingir um público mais exigente.