Para um bom desenvolvimento nutricional das galinhas em sistemas caipiras ou não, é preciso que o produtor invista em conhecimento sobre nutrição animal.
Mas de aspecto não tão profundo, criador deve conhecer alguns aspectos importes no manejo nutricional que faz toda a diferença na hoje de fornecer uma alimentação de qualidade para que a produção seja satisfatória
Algumas dessas tarefas são simples, mas acabam passando despercebidas pelo produtor de galinhas poedeiras e de galinhas para abate.
Um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro, proprietário do Sítio SANCAIPI, criador do curso MANUAL DO CRIADOR DE GALINHAS CAIPIRAS, autor de publicações do mesmo assunto e quero te dar um presente nesse momento.
É um minicurso grátis que vai te preparar para passar da fase inicial na criação de galinhas caipiras sem nenhuma perda.
É só clicar abaixo e começar suas aulas.
Logo depois do artigo, aproveite e deixe um comentário sobre o que você achou das dicas e acrescente qualquer informação que VOCÊ achar necessária.
Agora vamos as dicas de manejo que não podemos esquecer quando vamos pensar em uma boa nutrição para nossas criações.
1. Alimentos saudáveis e nutritivos
Os frangos devem ser alimentados com uma dieta saudável que seja adequada à idade, ao estágio de produção e à espécie.
Esses alimentos devem ser disponibilizados em quantidade suficiente para mantê-los com boa saúde e a elaboração deve seguir formulações que sirva para satisfazer as suas necessidades nutricionais e recomendadas para sua respectiva área geográfica.
2. Fácil acesso ao alimento
As galinhas caipiras, seja para postura, seja para abate, devem ter acesso fácil a alimentos nutritivos todos os dias.
Deve se levar em consideração as exigências de veterinários e tratadores em relação a algum tipo de limitação de alimentos para as aves.
Também deve se observar a limitação da alimentação em pelo menos 24hs das mesmas serem encaminhadas para o abate.
3. Sistemas de alimentação que previnem problemas de saúde
O teor dos nutrientes e os regimes de alimentação devem ser controlados cuidadosamente para evitar anomalias nas pernas e outros problemas de saúde associados à taxa de crescimento rápido.
Por essa e outras que a formulação e as quantidades fornecidas devem variar não só pela fase, mas também pela finalidade, características climáticas, dentre outras.
Um melhor entendimento sobre isso você terá assistindo do vídeo abaixo.
4. Registros da alimentação
Os produtores devem manter registros por escrito dos ingredientes da ração e do teor dos nutrientes de todos os componentes usados, conforme declarado pelo fornecedor ou produtor das rações.
Com esses registros, as formulações podem ser feitas por qualquer pessoa da propriedade, na ausência do responsável, quando a ração formulada acabar.
Também fica mais fácil de identificar anomalias nutricionais quando sabemos qual ração foi dada em determinado período.
5. Substâncias não aceitas
Nenhum componente alimentar que contenha proteína derivada de mamíferos ou aves é permitido com a exceção de ovos. Produtos de origem animal não são tão bem aceita por alguns clientes e são proibidas em criações orgânicas.
O uso de promotores de crescimento também não é aceito, principalmente na criação de galinhas caipiras. O trabalho na genética é o mais importante.
O uso de antibióticos não são interessantes porque além de não ajudar tanto, pode atrapalhar quando dado de maneira desordenada, além de elevar os custos dos pequenos produtores.
Para o caso de criações orgânicas, essas substâncias também são proibidas.
6. Alimentos frescos
Não se deve permitir que o alimento permaneça em condição de contaminação ou envelhecido nos comedouros. A oportunidade de acúmulos de fungos pode causar doenças sérias que podem levar sua ave a morte.
Os compartimentos de armazenamento do alimento devem estar:
- Limpos;
- Secos;
- À prova de contaminantes
- Bem conservados
Os alimentos velhos, de lotes anteriores, devem ser removidos dos seus compartimentos e descartados adequadamente.
Esses alimentos antigos perdem seu poder de nutrição e não fazem efeito na nutrição das aves – acabam enchendo o papo mais não se alimentando, entendeu???
7. Disponibilidade de alimento
Em todos os casos, deve ser disponibilizado espaço suficiente de comedouros, distribuídos por todo alojamento ou cercado, de forma a permitir que todas as aves se alimentem sem competição indevida.
Deve-se garantir que o alimento seja distribuído uniformemente em todo o sistema de alimentação.
Isso inclusive reduz o estresse e evita comportamentos de canibalismo.
8. Posicionamento de comedouros e bebedouros
Os frangos não devem caminhar mais do que 4 m no alojamento para chegarem ao alimento ou à água.
Todas essas dicas, quando entendidas e cumpridas, o desenvolvimento das aves fica mais garantido.
Gostou das dicas?
Quando algumas dessas ações não são feitas corretamente, pode causar problemas no desenvolvimento das aves, por consequência, na redução na produção.
Deixe nos comentários quais dessas dicas você não estava usando e complemente deixando uma dica que não falei.
Um grande abraço,
Sandro Ribeiro
Proprietário do Sítio SANCAIPI, criador do curso MANUAL DO CRIADOR DE GALINHAS CAIPIRAS
RESUMO
Aspectos importantes para uma boa nutrição de GALINHAS poedeiras e de abate
Para um bom desenvolvimento nutricional das galinhas em sistemas caipiras ou não, é preciso que o produtor invista em conhecimento sobre nutrição animal.
Mas de aspecto não tão profundo, criador deve conhecer alguns aspectos importes no manejo nutricional que faz toda a diferença na hoje de fornecer uma alimentação de qualidade para que a produção seja satisfatória.
Agora vamos as dicas de manejo que não podemos esquecer quando vamos pensar em uma boa nutrição para nossas criações.
- Alimentos saudáveis e nutritivos
- Fácil acesso ao alimento
- Sistemas de alimentação que previnem problemas de saúde
- Registros da alimentação
- Substâncias não aceitas
- Alimentos frescos
- Disponibilidade de alimento
- Posicionamento de comedouros e bebedouros
Todas essas dicas, quando entendidas e cumpridas, o desenvolvimento das aves fica mais garantido. Quando algumas dessas ações não são feitas corretamente, pode causar problemas no desenvolvimento das aves, por consequência, na redução na produção.