Sítio Sancaipi

Criação de galinha de capoeira da lucro? da para ganhar dinheiro?

Criações de galinhas de forma mais rustica, normalmente com galinhas sem uma genética específica, chamada criação de galinha de capoeira, mas também reconhecida como galinha colonial, pé duro, pé preto, pé seco (e outros nomes), pode gerar lucro?

Essa pergunta é muito comum nas minhas redes sociais já que alguns criadores começam suas criações com esse tipo de plantel.

Da sim, mas não quer dizer que essa criação deve ser feita de qualquer jeito.

Precisa também ser levada a sério, encarada como um negócio, para que os resultados apareçam.

Mas um ponto deve ser logo levado em consideração. Esse tipo de criação não tem resultados imediatos a níveis comerciais de alta escala.

Perde muito em previsibilidade o produtor deve levar estar atento ao manejo para minimizar as perdas.

Para quem quer ter esse tipo de criação, aconselho ter uma criação mista, onde existe animais híbridos, mesclados com animais SDR.

Um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro, proprietário do Sítio SANCAIPI, seja bem vindo ao nosso site, onde tem diversos conteúdos sobre a criação de galinhas caipiras e a criação de galinhas de capoeira.

Antes de continuarmos com o assunto do post, gostaria de te deixar um presente.

Como sabemos que a fase inicial da criação de galinhas é a mais importante e a com mais incidência de mortes, vou te deixar o acesso para VOCÊ se inscrever no MINI CURSO GRÁTIS para criação de galinhas na fase inicial.

É só clicar aqui ou na imagem abaixo. APROVEITE!!!

MINI CURSO GRÁTIS

Com o conhecimento da sua necessidade de produção, você divide a compra de pintinhos (os híbridos), com a geração de seu próprio plantel através de chocadeira ou incubação em galinhas.

Vamos definir alguns conceitos básicos.

Vamos balizar alguns entendimentos para ficar ais claros em relação a criação, raças, linhagens e sistemas.

Criação caipira

É a criação que te por característica oferecer para o plantel a sensação de liberdade com a possibilidade da expressão de suas características ancestrais.

Sistema de criação

É o processo que reúne estrutura e manejo no qual a galinha inserida para garantir seu desenvolvimento e produção.

Raças

Conjunto de indivíduos com as mesmas características físicas herdadas dos pais (hereditariedade) como o tamanho, cor das penas, penugem em locais específicos, barbelas, cristas, dentre outras.

Linhagem de raça

É a descendência das aves de raças puras. Quando uma característica específica ressalta em uma ave, costumamos dizer que ela tem a linhagem de “tal” raça pura.

Galinha Híbrida

São aquelas galinhas que após cruzamento de raças diferentes de forma programada (propositalmente pelo homem para gerar um pintinho especializado em uma produção) gerar indivíduos com características procurada. Esses resultados também são chamados de melhoramento genético

Galinhas Mestiças SRD

São as galinhas que resultam de cruzamentos de galinhas e galos sem a procura de um melhoramento genético, ou que mesmo procurando, não apresentam resultados satisfatórios. Criações com esse tipo de características são chamadas de galinhas de capoeira.

Galinhas Caipiras

São as galinhas criadas em um sistema que se encaixe na criação caipira, independente da raça ou linhagem, trazendo características especificas como cor da pela, consistência e cor da carne, sabor forte, dentre outras; ressalvando pela ABNT, os indivíduos abatidos antes de 70 dias de vida, que tenha genética acelerada e adição de algum tipo de aceleradores de desenvolvimentos em sua alimentação.

O que determina a galinha ser capoeira ou não, é o sistema de criação empregado, tenho a obrigação da galinha ter na sua criação a sensação de liberdade e poder expressar suas características ancestrais.

Desenvolvimento de uma galinha de capoeira

Galinhas de capoeira, normalmente, não tem uma evolução genética apurada. São compostas por indivíduos sem raças definida (SRD) e com manejo sem muitas preocupações com as exigências nutricionais.

Galinhas sem genética apurada ou que passaram por um processo de hibridização (com é chamado a busca por aves mais produtivas através de cruzamentos) tendem a não ter um desenvolvimento acelerado.

Na verdade tem um desenvolvimento irregular, mesmo quando gerados dos mesmos pais. Nesse mesmo grupo de pintinhos podem ter indivíduos que terão seu desenvolvimento leto e outros um pouco mais rápidos. Algumas galinhas podem ter uma produção mais elevada e constante de ovos, enquanto outras terão produção baixíssima.

CRIAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRAS EM SÍTIO

Isso torna uma criação composta por galinhas de capoeira mais demoradas, quando se tratar de uma criação comercial.

O produtor precisa ter na cabeça que o seu plantel demorará mais para estar pronta para o abate, e para o caso de poedeiras, a produção não é garantida.

De nenhuma forma indico a criação de capoeiras com o intuito de venda de ovos de forma comercial. Essas galinhas tem postura irregular e com uma baixa quantidade no ciclo de produção.

Normalmente as fêmeas desse sistema são destinadas a gerar ovos para reprodução.

O produtor que mantem um plantel de galinhas de capoeira deve sempre estar selecionando os melhores reprodutores e matrizes para realizar cruzas que dão melhores resultados.

 Esse melhoramento genético do plantel deve ser constante, onde os melhores pintinhos devem compor os lotes de novas matrizes e reprodutores, e os inferiores devem ser separados para compor o plantel para abate.

Esse desenvolvimento irregular prejudica a previsão de faturamento, deixando o produtor sem a condição de saber quanto irá faturar por mês.

Especialização na produção

Galinhas coloniais, de fundo de quintas, são aves sem especialização de produção devido a não ter uma genética apurada.

Isso significa que não podemos determinar se a formação do plantel resultará em aves produtivas ou não.

Passando a fase inicial, da para se ter uma ideia se alguns dos pintinhos, agora franguinhos, se destacam no desenvolvimento, tendo como base comparativa do que sabemos do desenvolvimento de aves hibridas.

Por esse motivo podemos ter uma maior esperança em uma criação destinada apara abate se separarmos as matrizes e reprodutores que geram esses indivíduos, e intensificarmos as cruzas dos mesmos.

Mas definir nesse período se a galinha terá uma boa produção de ovos (acima de 280 un no ciclo) é prematura. Os testes precisam sempre estar sendo analisados e intensificarmos para o produtor ter essa certeza.

Quando o criador deixa seu plantel totalmente solto, sem controle das cruzas, essa seleção fica mais difícil e achar aves que realmente tenha uma produção de ovos satisfatória, fica mais difícil, até mesmo para definir bons planteis para abate.

Busque sempre realizar uma elevação de plantel através da seleção dos melhores reprodutores e matrizes, cruzam controladas e melhoramento genético para manter sempre uma evolução do seu plantel.

Nutrição das aves

Já é sabido que as aves tem necessidades nutricionais específicas. Essas necessidades estão registradas na publicação TABELAS BRASILEIRAS DE AVES E SUÍNOS.

como fazer ração para galinha caipira para corte

Mas como a genética não é uma matemática exata, as galinhas pé duro não desenvolvem de forma regular mesmo quando o produtor atende essas exigências.

Quando as cruzas não são controlados (na busca da hibridização) os pintinhos gerados tem exigências diferentes, na sua maioria de forma mais elevada.

Mas isso não é motivo para relaxarmos com o fornecimento de alimento desses animais. Precisamos dar uma ração na quantidade adequada e ir testando formulas para manter sempre um desenvolvimento mínimo, alcançando um custo adequado.

Caso o criador de galinhas de capoeira relaxe nesse sentindo, fornecendo uma dieta desbalanceada e sem a composição correta para um mínimo de cobertura nutricional, o desenvolvimento será ainda mãos lento.

Essa nutrição deve ser bem elaborada principalmente na fase inicial, onde podemos ajudar na formação de órgão que influenciam no desenvolvimento e produção, como os do sistema digestivo, circulatório e reprodutor das aves.

Após essa fase, os indivíduos que demostrarem um desenvolvimento satisfatório comparado a aves produtivas conhecidas, se mantem a nutrição de alto nível; sendo que para os indivíduos que não demonstrarem esse desenvolvimento, alimentos alternativos apenas para manter o desenvolvimento mínimo podem ser utilizados.

galinhas Plantel Misto Sítio SANCAIPI

Mas uma coisa também deve ficar bem registrada:

Para criadores que não te um programa nutricional implantado, fornece apenas milho (por exemplo, e a produção e desenvolvimento estão satisfatórios para o que ele espera, está tudo certo).

Ninguém sabe da necessidade financeira e condições de criação de casa nos sítios espalhados pelo Brasil e no mundo. Então o importante e o plantel gerar renda para que a família continue tocando a vida.

“Galinha caipira não come ração, apenas milho…”

Já ouviu por aí essa afirmação?

Existe um pré conceito em relação a ração devido ao fato de parte da população acreditar que as rações contém substancias como hormônios de crescimento ou algo “químico” que faz os animais crescerem.

Já sabemos que a galinha para ser considerada caipira precisa ter a sensação de liberdade e poder expressar as características ancestrais. Precisamos deixar claro que a ração não é nada mãos, nada menos que os produtos já conhecidos como o milho e a soja, misturados em quantidades especificas que vão fornecer os nutrientes necessários para as exigências nutricionais das aves.

ACESSE NOSSA PAG DO FACEBOOK

O núcleo, produto que podem levantar dúvida, é um composto que forneci minerais e vitaminas essenciais, que dificilmente as aves conseguiram ter apenas com o consumo dos alimentos a pasto. Nossos solos, cada vez mais pobres, não tem a condição de fornecer esses nutrientes.

Se o produtor conseguir entender esses conceitos e passar de forma fácil para o entendimento do cliente, essas dúvidas serão resolvidas.

Uma criação comercial não se sustenta sem uma nutrição adequada.

O que um produtor de galinhas de capoeira deve ter?

Existe algumas características que uma criação de galinhas de capoeira de forma comercial deve ter para que de realmente certo, e o produtor deve ter a consciência de entende-las:

Tempo

Uma criação de galinhas pé seco de forma comercial precisa de tempo devido ao que abordamos em relação ao desenvolvimento das aves.

Como o desenvolvimento é irregular, e normalmente demorado, o tempo é algo que o produtor deve entender.

Não adianta se desesperar e querer que um plantel formado com galinhas de capoeiras desenvolva em 90 ou 120 dias. Algumas até podem alcançar tamanhos e pessoas adequados para comercialização, mas isso não é o normal.

Então tente sempre evoluir seu plantel para reduzir gradativamente o tempo de criação.

Paciência

Essa é mais difícil para alguns.

A necessidade da paciência é porque nem todas as tentativas de melhoramento genético vão funcionar. Aves serão perdidas devido à nutrição e estrutura inadequada.

GALINHA COM SEUS PINTINHOS CHOCADOS

Manter-se firme e continuar com os testes é fundamental para que os resultados sejam alcançados.

Mas o produtor precisa saber a hora de parar ou mudar a direção da criação.

Espaço

Criações de galinhas capoeiras de forma comercial precisam ter planteis grandes. Isso também devido a falta de previsibilidade da evolução dos indivíduos. Alguns vão chegar, outros não.

Ter estruturas destinadas a reprodução também é importante para fazer crescer o plantel de forma regular, com matrizes e reprodutores selecionados.

Manter um plantel numeroso é necessário espaço.

Dinheiro

Sustentar um plantel numeroso precisa de um capital de giro capaz de sustenta-lo.

É certo que os custos são reduzidos, pois a alimentação complementar é utilizada de forma mais intensiva. Mas se faz necessário ter um capital para manter a ração, nem que seja dos reprodutores e matrizes.

Não é grandes riquezas mas é necessário saber e fazer projeções para não ter que parar a criação no meio do caminho.

Um negócio com galinhas caipiras é igual a qualquer outro negócio

Montar um negócio necessita de planejamento para seguir nos caminhos certos e antecipar os problemas que podem acontecer.

ADQUIRA O SEU CLICANDO NA IMAGEM

Alguns negócios têm retornos maiores que outros, alguns deles são mais rápidos que outros, alguns são mais rentáveis que outros. Mas uma coisa é comum em todos: RISCO.

Todo negócio é um risco. Na criação de galinhas não é diferente.

Dando um exemplo mais fácil de entender, quando trabalhamos com planteis híbridos, temos retorno mais rápidos e previsíveis. Quando montamos um negocio com base em planteis de galinhas de capoeira, o retorno tente a ser mais demorado.

Nem no primeiro caso, nem no segundo existe a garantia que vai dar certo.

Algumas pessoas tem a característica de querer retornos mais rápidos. Outras têm o perfil mais conservador e não se importam do retorno demorar um pouco mais de chegar. Os dois estão certos e tem lugar no mercado.

O que não pode é querer que um plantel tenha uma velocidade de retorno que não está programado para ter. Nem que uma criação de 120 dias se pareça com uma de 200 dias, ou vice e versa.

Resumindo, todo negócio tem um investimento inicial, alguns te darão retorno mais rápido e outros mais lentos. Cabe você se enquadrar e escolher o melhor para seu perfil de empreendedor.

A boa noticia é que negócios mais lentos não necessariamente dão prejuízo. Tendo um bom planejamento, análise e correções constantes, o produtor pode ter ótimos resultados. Gerando renda para VOCÊ e sua família, deixando um legado de gestão e um negócio pronto para seus filhos.

Conclusão

Uma criação de galinhas de capoeira é possível dar lucro, regando renda para sua família.

Mas precisa encarar a criação como um negócio com retorno mais demorado. Para isso acontecer é importante ter uma boa gestão, realizar um planejamento para “desenhar” os caminhos a serem seguidos e se preparar para possíveis problemas que sempre acontece em qualquer negócio.

Importante saber que nem tudo é fácil. Ainda mais quando lidamos com um negócio sem previsibilidade.

Planeje, estruture, comece e siga sempre em frente.

Para VOCÊ que gostaria de ajudar em nossos testes de manejo, segue abaixo o MINI EBOOK baseado nesse artigo, com o preço simbólico de um pintinho.

Sandro Ribeiro

Proprietário do Sítio SANCAIPI, fundador do CLUBE DOS PRODUTORES e da COMUNIDADE DS CRIADORES ON-LINE

RESUMO

Criação de galinha de capoeira é o que mais se tem pelos sítios do brasil, mas será que dá para ter lucro com esse tipo de criação?

Criações de galinhas de forma mais rustica, normalmente com galinhas sem uma genética específica, chamada de galinha e capoeira, mas também reconhecida coo galinha colonial, pé duro, pé preto e outros nomes; pode gerar lucro?

Essa pergunta é muito comum nas minhas redes sociais já que alguns criadores começam suas criações com esse tipo de plantel.

Artigo anterior

Dica do dia

Sair da versão mobile