Sítio Sancaipi

8 melhores raças para se começar uma criação de galinhas no Brasil

8 melhores raças de galinhas para começar

Descubra agora quais as melhores raças para começar uma criação, comercializadas no Brasil, que vão fazer você ganhar dinheiro.

Para começar um negócio com a criação de galinhas o produtor precisa entender conhecer os três pilares do conhecimento de um negócio sustentável e rentável com a criação de galinhas:

Planejamento

Estrutura

Plantel

Hoje vamos te ajudar com o terceiro pilar, o plantel, indicado as 8 raças que na nossa opinião, todo criador iniciante deveria procurar para começar seu negócio.

Separamos essas raças em três categorias, baseado na finalidade escolhido pelo produtor: 3 raças para a criação para abaete; 3 raças para a criação com a finalidade de postura e, por fim, 2 raças para quem quer ter uma criação mais rústica e fazer melhoramento genético na criação.

Imagina você começar uma criação com a ave errada. Comprar uma galinha que irá ganhar peso rapidamente, mas que sua finalidade na verdade é a postura.

Sabia que galinhas gordas não pões ovos com boa frequência? E que para se ganhar dinheiro de forma a ter um negócio sustentável e rentável com a criação de galinhas com a finalidade de postura você precisa de galinhas especializadas?

Por isso fizemos esse artigo e guardamos o melhor para o final. Um presente que não irá deixar você esquecer dessas raças.

Olá, um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro, proprietário do Sítio SANCAIPI, e quero deixar mais uma oportunidade de aumentar seu conhecimento. É nosso mini curso grátis que irá te ajudar a passar pela fase inicial da criação de galinhas caipiras sem nenhum problemas.

Com ele você irá entender os conceitos de uma boa criação e poderá iniciar sua criação sem problemas. Clique no banner abaixo e se inscreva AGORA.

MINI CURSO GRATIS - CRIAÇÃO DE PINTINHOS NA FASE INICIAL
MINI CURSO GRÁTIS – CRIAÇÃO DE PINTINHOS NA FASE INICIAL

Qual a finalidade da sua criação?

Engraçado que sempre que eu pergunto qual a finalidade que a pessoa escolheu para começar a criação, a resposta quase sempre é a mesma.

“Vou criar para abate e para postura”

Não tem erro pior o que esse. Em um negócio no início, uma das únicas coisas que o empreendedor precisa ter na cabeça é FOCO. Ter a ideia do que quer e focar nela,

Mesmo sabendo disso algumas pessoas insistem em escolher iniciar com uma criação dupla. Por algum acaso, você já vu alguma reportagem, seja no Globo Rural ou em qualquer outro programa de TV, uma grande com aves para abate e para postura?

Não? Não viu porque não existe.

O segundo erro, que vem junto com o primeiro, é escolher aves de dupla aptidão. Talvez por pensar que uma galinha vai conseguir botar ovo e servir para abater ao mesmo tempo.

galinha caipira linhagem Label Rouge

A realidade é dura, mas isso não irá acontecer. As galinhas de dupla aptidão tem como aptidão principal o ganho de peso. Portanto, são aves destinadas ao abate.

Apesar das galinhas por ovos em uma frequência razoável, não são economicamente viáveis pois consomem uma quantidade maior de ração e não tem o mesmo desempenho numérico em relação as galinhas especializadas em postura.

Se o produtor entender isso antes de adquirir suas galinhas, já está com meio caminho andado.

Mas essas galinhas ditas com dupla aptidão têm seu lugar no mercado de produção de ovos. Servem para ter uma produção complementar, com uma coloração de casca diferenciada, para um público mais exigente.

Por que recomendamos essas raças?

Talves não seja do conhecimento de todos, mas nossos canais de conteúdo, seja aqui em nosso site, sancaipi.com, no Facebook, no Instagram, no Pinterest ou no YouTube, buscamos dar dicas e informações para pessoas que buscam montar um negócio e ganhar dinheiro com a criação de galinhas. Seja como renda principal ou renda extra.

Então com esse pensamento, separamos aves que realmente tem um bom desenvolvimento, comprovadas em nossa criação ou em relato de nossos seguidores quem vem tendo sucesso em seus negócios.

CRIAÇÃO DE GALINHAS SOLTA A PASTO

Não caia na besteira de comprar aves de raças puras, ditas em vídeos e em artigos replicados de forma inadivertida, por pessoas que nunca criaram uma galinha para vender.

Entenda de todo o processo e comece sua criação do jeito certo. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.

Então vamos lá, quais são as melhores raças para começar minha criação?

Nessa publicação, abordaremos sobre 10 raças que são mais indicadas para criações em sistemas caipiras. Separamos as aves por raças e linhagens especializadas em postura, em abate e em melhoramento genérico.

Na publicação chamada COMO MONTAR UM PLANTEL PARA GANHAR DINHEIRO COM A CRIAÇÃO DE GALINHAS detalhamos melhor todas as vantagens e desvantagens de se formar o próprio plantel e de que forma isso é feito com maior eficiência.

As raças e linhagens que compõem essa publicação são as que te trarão melhores resultados devido a testes aqui no próprio sítio e soma de vários depoimentos de outros criadores pelo Brasil.

Importante entender as peculiaridades de cada local e região, para saber se existe uma outra opção que te traga um melhor custo benefício.

MELHORES POEDEIRAS

A produção de ovos deve ser perfeita. Nenhuma falha pode acontecer pois como o preço do ovo está sempre sendo regulado para baixo, com uma concorrência cada vez maior.

Para que essa produção seja perfeita, o produtor, na hora de escolher e adquirir suas aves, não pode inventar. Precisa escolher a ave certa. Não pode começara querendo inventar a roda com misturas de raças que não sabe qual será o resultado.

GALINHAS CAIPIRAS PARA POSTURA

Procure aves especializadas, e de distribuidores confiáveis, para que seu negócio com a criação de galinhas caipiras seja realmente sustentável e rentável.

EMBRAPA 051

Ave bem adaptada a todo território nacional, desenvolvida no Brasil, e uma grande produtora de ovos.

Desenvolvida depois de anos de testes e pesquisas realizadas pela EMBRAPA  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) chegou a poedeira mais indicada para produtores que escolheram o sistema caipira como forma de criação das galinhas.

Inclusive a busca da EMBRAPA era realmente essa. Desenvolver uma ave extremamente adaptável aos diversos climas brasileiros, resistente a criação livre em piquetes, mais forte contra a incidência de doenças e com boa produção de ovos.

Tem a promessa de garantir 300 ovos no ciclo de produção que vai ter início na   20ª semana, perdurando até a 80ª semana, podemos chegar a 350 avos na semana 90.

EMBRAPA 051

Mas esses números não serão alcançados caso o produtor não tenha o conhecimento necessário sobre o manejo de poedeiras.

O produtor deve conseguir distribuidores credenciados com a EMBRAPA e sempre buscar a compra de pintinhos. Nunca ovos galados pois dessa forma garante que tenha uma sexagem adequada e indivíduos selecionados.

A galinha apresenta penas marrom escuro, pescoço emplumado, com o pico de produção alcançado entre 27 e 29 semanas. Os ovos têm casca marrom escuro.

A ave deve chegar a 20ª semana com o peso entre 1,5kg e 1,7kg e, a partir daí, consumir entre 100g e 115g diárias, alcançando no final do processo um peso estimado de 2,4kg.

Por esse motivo, tem uma boa aceitação no momento do descarte. Gostaria de lembrar novamente que nada disso será possível sem uma boa criação, seguindo as orientações de manejo, desde a primeira fase até o fim da postura.

POEDEIRA NEGRA

Eu pessoalmente acho uma ótima opção para criadores de galinhas caipiras para postura, principalmente por um motivo: COR DA CASCA DO OVO.

POEDEIRA NEGRA

As galinhas poedeiras negras têm ovos de casca bege, um marrom mais claro. Isso é um grande diferencial já que algumas pessoas pensam que ovos, para serem caipiras, precisam ter cor de casca variadas, principalmente na cor marrom claro, mas com pequenas variações, às vezes mais claro, às vezes mais escuro.

Elas têm penas pretas e brilhosas, com leves traços avermelhado e esbranquiçados.

Consomem 125g de ração durante o período de produção, mas não ultrapassam 2,5kg no final do ciclo.

Bem adaptada ao sistema caipira de criação, principalmente de alto desempenho, onde a ave tem a liberdade durante o dia e passam a noite confinadas. As liberdades diárias são acompanhadas, principalmente em relação ao clima, para evitar problemas com o clima local.

Inicia a produção com 6 meses, mais tardia que as poedeiras Brown, podendo alcançar 250 ovos durante o ciclo. Essa é a desvantagem em relação as Brown, mas muito superior as aves de dupla aptidão que alguns criadores insistem em adquirir, que não chegam a 200 ovos durante o ciclo e consumem muito mais ração.

Os ovos, como valamos, tem uma variação de cores, passando do bege claro ao bege mais escuros, tendo normalmente ovos grandes.

POEDEIRA NEGRA

Ótimo opção para produção de ovos comerciais no sistema caipira, principalmente como uma segunda opção, buscando uma coloração diferenciada de casca dos ovos.

OBS.: essas ves não são Gigante Negro de Jersey.

ISA BROWN

Com toda certeza, são as galinhas mais utilizadas na produção de ovos em sistemas caipiras e confinados free cage em todas as américas.

Não estou falando apenas da Isa Brown. Existe uma gama de linhagens Brown existentes no Brasil, a grande maioria desenvolvidas para uma produção de ovos em confinamento, mas facilmente adaptáveis para sistemas caipiras de alto desempenho.

Nessa linha de linhagens das Brown estão inclusas a Hissex, Hi-line, Novogen, Lorhman, dentre outras.

Como afirmado, são aves desenvolvidas para produção em confinamento para ovos de cascas marrom escuro, mas cada vez mais utilizadas em sistemas caipiras, iniciam a postura com 18 semanas e terminam o ciclo na 90ª semana.

Nesse período, prometem ultrapassar 400 ovos no ciclo, número que qualquer produtor de ovos almeja chegar.

ISA BROWN

Mas tenha calma pois como falei e repito, a ave foi desenvolvida para ambientes confinados, às vezes até em gaiolas. A capacidade dessa produção em sistemas caipiras ainda precisa ser mais amplamente testada e comprovada.

Também são aves pequenas, tendo um descarte mais difícil, sendo mais dificultado pelo estado que as aves ficam ao final do ciclo.

Aves com penas marrom, um pouco mais claras que as EMBRAPAS, pescoço emplumado, cristas e barbelas avermelhadas e não tão grandes.

MELHORES PARA ABATE

A criação de galinhas para abate só faz crescer no Brasil. O Brasil é o maior produtor de proteína animal vindas de galinhas do planeta. Mas estamos falando da criação industrial.

Mas quem disse que os números de criações para abate no sistema caipira são menores?

PESCOÇO PELADO VERMELHO

Na verdade, eles não são contabilizados, pois a maioria das criações em sistemas caipiras não são comerciais. Ou se são, são realizadas por famílias que tem a criação como uma renda extra, tendo às vezes a maior parte destinadas ao consumo da casa.

É uma grande oportunidade de negócio para pequenos, médio e grande criadores pois a busca de alimentos mais saudáveis está cada vez maior. Maior também é a quantidade de clientes mais exigentes e preocupados com o bem estar animal e as galinhas caipiras se encaixam bem nesse nicho de mercado.

PESCOÇO PELADO VERMELHO

Na minha opinião, a melhor ave para ser criada em sistema caipira. Melhor sabor, bom rendimento, extremamente adaptável aos diversos sistemas de criação caipira, cor de pele amarelada e de carne bem avermelhada.

Todas as características solicitadas pelo mercado consumidor de galinhas caipiras.

Provêm da linhagem do Label Rouge Francês, muito bem explorado no Brasil.

PESCOÇO PELADO VERMELHO

Extremamente adaptada a criação em piquetes, com liberdade moderada ou plena, bico e pernas amarelas, com barbelas e cristas grandes de bem vermelhas.

Como o pescoço tem a ausência de plumagem (por isso leva o nome no Brasil de Pescoço Pelado) a pele do pescoço também fica extremamente vermelha nas aves adultas.

É considerada uma ave de dupla aptidão por colocar cerca de 180 ovos no ciclo, mas essa quantidade não atende uma produção profissional de ovos comerciais.

Promete alcançar 2,5kg em 90 dias com 7,2kg de ração nesse período.

Na prática, já consegui alcançar esse kg com 8,5kg, mas com um manejo em sistema caipira de alto desempenho, esses números são perfeitamente alcançáveis.

O produtor precisa entender de manejo e do seu mercado para obter os resultados esperados pelo seu público alvo.

Ótimo custo benefício e boa recuperação por compensação, caso aconteça problemas pontuais na criação.

PESADÃO VERMELHO

Ave com maior conversão alimentar podendo alcançar pesos elevados em um curso prazo.

Sem dúvida é a ave para quem buscar trabalhar com a venda de aves abatidas.

Logo de início gostaria de afirmar que essa ave, bem tratada, com o manejo correto, consegue ficar com um belo sabor e consistência de carne para uma apresentação caipira.

Mas se o manejo não for realizado da maneira correta, a aceitação do mercado não é boa e esse ave se tornou o símbolo do no “caipirão”, termo esse que não me agrada de nenhuma forma.

PESADÃO VERMELHO

A prática errada de criação feita por produtores que procuravam apenas a engorda, sem se preocupar com as características básicas de um produto caipira, a fizerem ser uma ave descriminada.

Com isso, vendê-la viva, como caipira, não é bem aceita em todas as regiões no país. Então cuidado ao escolher essa ave, devido a esse problema.

É uma linhagem extremamente adaptável aos sistemas caipiras, chegando em 3,2kg com 90 dias e manejo, gastando cerca de 9,5kg de ração.

Plumagem marrom em praticamente todo o corpo, podendo aparecer penas brancas e pretas na calda e asas.

galinha caipira para corte – PESADÃO VERMELHO

Excelente rendimento de carne, pernas e bicos amarelos, barbelas e crista vermelhas e grandes, com o pescoço emplumado.

CARIJÓ / PEDRÊS

Galinha e o galo carijó tem a característica comum que é a plumagem preta e branca.

Também conhecida como pedrês, essa plumagem pode variar com a tonalidade do preto às vezes mais forte (principalmente nas híbridas adquiridas direto dos fornecedores credenciados) ou com uma predominância maior do branco, deixando a ave de certa forma, cinza.

Uma ave também muito bem adaptada a sistemas caipiras de criação, tendo uma boa vantagem quando vendidas vivas pois são aves muito bonitas e facilmente mescladas entre as de capoeira.

Também uma ave de dupla aptidão, tendo a maior finalidade destinada ao abate.

As fêmeas pões ovos mais não chegam a 200 unidades durante o ciclo, similar a pescoço pelado vermelha, como informamos anteriormente.

GALINHA CARIJÓ SÍTIO SANCAIPI

São animais majestosos e tanto os machos quanto as fêmeas podem alcançar pesos elevados quando criadas por mais tempo.

Normalmente cm pescoço emplumado, mas não é incomum se achar representantes com o pescoço pelado também.

Tem características muito parecidas com a pescoço pelado vermelha, mas pessoalmente acho que é necessário um manejo mais aprimorado para uma coloração de pele mais amarelada e um trabalho maior na hora de depenar.

Tem uma boa adaptação a piquete e tem uma carne muito nobre.

MELHORES PARA MELHORAMENTO DE PLANTEL

Existem diversas raças puras que podem vir a ajudar na sua tentativa de elevar a qualidade de suas aves, formando um plantel que se adéque as suas necessidades.

CRIAÇÃO DE PINTINHOS

Para tanto, o produtor deve estar ciente que custa um certo tempo para se desenvolver uma certa raça ou até mesmo ter um plantel homogêneo, quando o criador busca a formação no próprio criatório.

Como abordamos na publicação COMO MONTAR UM PLANTEL PARA GANHAR DINHEIRO COM A CRIAÇÃO DE GALINHAS, o melhoramento genético é muito trabalhoso e exige uma dedicação e estrutura voltadas exclusivamente para isso.

Todos os esforços devem estar direcionados a garantir a reprodução apenas dos melhores exemplares.

ÍNDIO GIGANTE

O Índio gigante é a grande máquina brasileira e o maior representante da possibilidade de uma evolução genética com a cruzas de raças.

É uma ave brasileira, desenvolvida lá pelos anos 70, mas ganhou grande status de um tempo para cá com a busca de aves cada vez maiores.

Esses animais têm alcançados tamanhos antes inimagináveis, e os preços deles também estão seguindo nessa mesma proporção.

ÍNDIO GIGANTE 1,26m recorde nacional e mundial

Também são animais que alcançam pesos elevados, podendo chegar até a 8kg na fase adulta. As fêmeas colocam ovos grandes e de cores de cascas variados, inclusive encontrando ovos de casca azuladas e esverdeadas também.

Mas para melhoramento genético do seu plantel, você não irá procurar aves com tamanhos muito acima de 1m, para não entrar no ciclo e compra das aves ornamentas, que alcançam grandes valores e inviabiliza o processo de melhoramento genético.

A busca é por animais que quando introduzidos no seu plantel, gerem pintinhos que se desenvolvam com uma maior velocidade, alcançando pesos mais elevados.

Também pode ocorrer para encontrar galinhas com ovos maiores e mais pesados.

Nesse caso para complemento de uma produção ou atender uma demanda específica.

Animal com características de raça bem fortes, passando com facilidade suas características aos seus descendentes.

GIGANTE NEGRO DE JERSEY

Foi desenvolvido em New Jersey na América por volta de 1870 como uma ave de dupla finalidade. Acredita-se que eles tenham sido criados a partir de cruzamentos de Orpingtons, Dark Brahmas, Black Javas e Black Langshans e existe relatos de animais castrados com até 20kg, nesse período.

GIGANTE NEGRO DE JERSEY

Existe também a variação dessa raça na cor branca. Eles são pássaros enormes, bem construídos com um peito longo e profundo e esta construção é descrita como em forma de tijolos.

Suas pernas sem penas são pretas com um brilho verde, os olhos são castanho escuros e têm um único pente vermelho brilhante, compridos e lóbulos auriculares.

São animais majestosos que podem dar uma boa elevada no padrão do seu plantel, principalmente quando utilizada as fêmeas com galos de porte equiparados.

A utilização do galo pode não ter tanto resultado quando juntos com galinhas de portes menores. Isso pode ao invés de ajudar, prejudicar seu plantel.

Concluímos que existe diversas opções para você escolher, inclusive além dessas acima descritos. Mas recomendamos escolher uma dessas e começar seu negócio de uma forma segura.

Costumo dizer, “pense grande, comece pequeno”.

Seguido essas dicas e esse pensamento, VOCÊ VAI LONGE

Agora, com prometido, seu presente estará logo abaixo. É um e-book grátis com o conteúdo desse artigo e outras informações para te ajudar a escolher a ave correta.

Um grande abraço

Sandro Ribeiro

Proprietário do Sítio SANCAIPI

MINI CURSO GRATIS - CRIAÇÃO DE PINTINHOS NA FASE INICIAL
MINI CURSO GRÁTIS – CRIAÇÃO DE PINTINHOS NA FASE INICIAL

RESUMO

8 melhores raças para se começar uma criação de galinhas no Brasil

Descubra agora quais as melhores raças para começar uma criação, comercializadas no Brasil, que vão fazer você ganhar dinheiro

Para começar um negócio com a criação de galinhas o produtor precisa entender conhecer os três pilares do conhecimento de um negócio sustentável e rentável com a criação de galinhas:

Planejamento

Estrutura

Plantel

Hoje vamos te ajudar com o terceiro pilar, o plantel, indicado as 8 raças que na nossa opinião, todo criador iniciante deveria procurar para começar seu negócio.

Separamos essas raças em três categorias, baseado na finalidade escolhido pelo produtor. 3 raças para a criação para abaete; 3 raças para a criação com a finalidade de postura e, por fim, 2 raças para quem quer ter uma criação mais rústica e fazer melhoramento genético na criação.

MELHORES POEDEIRAS

EMBRAPA 051

POEDEIRA NEGRA

ISA BROWN

MELHORES PARA ABATE

PESCOÇO PELADO VERMELHO

PESADÃO VERMELHO

CARIJÓ / PEDRÊS

MELHORES PARA MELHORAMENTO GENÉTICO

ÍNDIO GIGANTE

GIGANTE NEGRO DE JERSEY

Artigo Relacionado

como fazer ração para galinha caipira para corte

Dica do dia de Nosso Canal do YouTube

Sair da versão mobile