Ser um especialiste na criação de frangos e galinhas caipiras te coloca um passo a frente no mercado.
Imagina saber que tem algo errado apenas ouvindo um canto diferente ou mesmo observando o o comportamento e movimentação de suas aves. Mas não só saber se algo está errado: saber tratar e curar qualquer tipo de enfermidade que venha a acontecer em seu criatório.
Falei isso por que era o que você queria ouvir, não que seja mentira, mas na verdade, após esse treinamento, VOCÊ estará um passo a frente. VOCÊ aprenderá a não deixar que nada atinja sua criação, de forma que poderá aproveitar ao máximo de sua produção, podendo ela ser desde a produção de ovos galados até a venda do produto final como aves vivas ou abatidas; passando por formação de pintinhos, venda de frangos ou ovos comerciais.
Olá, sou o Ricardo Dornas, proprietário da Chácara Dornas Homestead e produtor do curso de Produção de Frangos Caipiras e gostaria de te falar algo que aconteceu comigo e não quero que aconteça com VOCÊ.
No início dos anos 2000, vê que já faz tempo que estou nessa lida, arrendei uma chácara em uma cidade vizinha a Goiânia, para começar uma criação de galinhas caipiras. Logo quando começou a ficar famoso a venda de pintinhos melhorados.
Como era o início do comercio dos pintinhos melhorados nas casas de ração, e tinha um conhecimento inicial de criação, preferi começar com raças puras. Então adquiri alguns ovos férteis e corri por outras cidade a procura de reprodutores e matrizes e comecei a fazer alguns cruzamentos.
Passei a visitar feiras e exposições e fui enfeitiçado pela performance do Índio Gigante.
AVE MAGNÍFICA.
Porte imponente, galinhas bem formadas, alcançando pesos elevados, ovos grandes… resumindo. A ave perfeita para o que eu queria.
De casa mesmo, adquiri alguns ovos férteis de fornecedores conhecidos de raças puras e nessas feiras, acabei adquirindo alguns reprodutores e algumas matrizes (de criadores conhecidos, e de outros nem tantos que também estavam expondo por lá.
NÃO SEI QUAL FOI A BESTEIRA PIOR…
Não entendia muito sobre doenças na época, nem um total conhecimento de como escolher uma boa ave. As aves vieram a grande maioria com doenças, que acabaram contaminando aquelas raças puras que já estavam na metade de seu desenvolvimento. Haaa, esqueci de dizer que alguns dos ovos de raça pura, na verdade não eram… mas deixa essa história para outro momento.
Perde praticamente todos os meus animais.
DESESPERO TOTAL…
Já passou por isso? Então você saber do que estou falando.
Não passou? Espero que nunca passe (posso até te ajudar nisso).
Inicio de faculdade, não tinha o conhecimento que tenho hoje sobre nutrição e sanidade, não existia uma fonte de pesquisa como o Google ou o Youtube (que convenhamos, tem também cada besteira…), os vendedores eram despreparados e perde cerca de R$ 10.000,00 – sem esquecer do que valida esse valor no início dos anos 2.000.
Depois que voltei a calma, descobri uma especialista em patologias de aves na Universidade de Goiais, levei meus animais para fazermos uma análise, descobrimos a doença, medicamos e salvamos alguns animais.
Mas precisou eu perder um investimento alto (quase as esperanças também), para entender a necessidade de me tornar um especialista na criação de frangos e galinhas caipiras para poder montar um negócio nos moldes que eu queria e poder viver disso. Passei a fazer estudos paralelos a minha faculdade e com o tempo, percebi que já estava com um conhecimento que meu curso ainda não tinha abordado. Assuntos que seriam vistos apenas nos semestres seguintes, eu já dominava e estava ajudando meus colegas de curso.
AÍ PERCEBI QUE ESTAVA FALTANDO ALGO.
Como tinha poucas galinhas, sem tanto dinheiro para investir em novos animais, precisava fazer os cruzamentos com minhas próprias aves. Mas não poderia errar novamente. Mergulhei nos estudos sobre genética para entender sobre cruzamentos e melhoramento genéticos, para conseguir os melhores resultados nos meus cruzamentos. Mas não fiquei só nos estudos não, fiz diversos cruzamentos, alguns bem sucedidos, outros nem tanto, mas foi assim que re-ergui meu criatório, desenvolvendo uma variedade bem bacana para o comércio de carnes de frangos caipiras.
Hoje, não mais em Goias, em Brasília, desenvolvo trabalhos não só em meu criatório como consultor para órgãos como o SENAR com técnicas e manejo de criação de galinhas caipiras e pelo e SEBRAE voltados a construções de negócios do zero.
Pois é. Começar não é fácil. Mas todos nós buscamos algo que nos mantenha vivos, trabalhando e ganhando nosso dinheirinho.
Sabendo desses desejos, juntei minha experiência de estudos, práticas e ensinamentos para fazer esse curso e oferecer para que os criadores não passe pelo que eu passei. Espero que te prepare para seu negócio com a criação de galinhas, pois será de grande ajuda.
Ajuda essa que não tive no meu início. Boa sorte e te vejo lá na área de membros.