Sítio Sancaipi

Gerar seus próprios pintinhos de galinhas caipiras é uma boa opção?

Ter um criatório que gera os próprios pintinhos de galinhas caipiras NÃO É UMA BOA OPÇÃO. Pelo menos não para todos. SAIBA MAIS.

Criadores iniciantes tentem a começar sua criação de pintinhos de galinhas caipiras de qualquer jeito. Sem analisar a melhor forma de começar.

Isso vai em parte pela vontade imediatista das pessoas (de modo geral) e a sensação que a criação de galinhas é algo muito mais fácil do que parece. E está muito longe disso.

É preciso separar o simples do fácil. Sem dúvidas a criação de galinhas caipiras é algo simples, mas nem sempre é fácil. Mas em algumas vezes o produtor tem um conhecimento de manejo tão aprofundado, que a criação se torna fácil.

Outro fator é a quantidade de informação disponível na internet, nem todas corretas – ou até mesmo de criação diferente da que você procura. Escolhe-se a que aparentemente é a que dará menos trabalho, e segue em frente, mas nem sempre da certo.

Gerar os próprios pintinhos é uma decisão que deve ser tomada com cuidado, sabendo dos pros e dos contras, para depois não se decepcionar e desistir da criação.

Um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro proprietário do Sítio SANCAIPI e gostaria de te dar as boas vindas ao nosso site.

Você pode se inscrever para ser avisado e não perder nenhuma das LIVES seguintes CLICANDO AQUI ou na imagem seguinte.

São aulas ao vivo que sempre aborda temas diferentes relacionados a criação de galinhas caipiras e que sua participação, fazendo perguntas, é muito importante. Passa lá, não esquece, toda quarta-feira, 19:15hs.

A criação de galinhas caipiras de forma comercial está gerando renda para diversas pessoas que buscam mudar de vida, passando a morar na tranquilidade do interior.

Mas começar do jeito certo é um dos principais fatores para um negócio com a criação de galinhas fazer sucesso.

Quem deve gerar seus próprios pintinhos de galinhas caipiras?

Agora talvez, você tenha ficado com essa dúvida. Quem realmente deve gerar seus próprios pintinhos então?

Os criadores que buscam uma criação mais rústica, principalmente as voltadas para abate é uma delas.

Gerar seus próprios pintinhos de galinhas caipiras acarreta em ter uma criação mais longa, com desenvolvimento mais lento e não uniforme, perdendo previsibilidade. Isso pode ser mudado com um programa de melhoramento genético, mas isso é para um outro artigo.

Mas o resultado, normalmente, tem valor agregado maior no mercado, podendo vender aves vivas e abatidas por um preço melhor.

As atividades mais comuns e indispensáveis de gerar os próprios pintinhos é a criação de raças puras (para fornecer indivíduos para melhoramento genético de outras criações) e a criação de galinhas consideradas ornamentais.

Esse mercado é promissor e cada vez mais aparece criatórios especializados, nesses tipos de criação.

Incubação na galinhas ou em chocadeira?

Esse é outra dúvida muito comum.

Diversas vezes recebo mensagens na LISTA VIP com a seguinte pergunta:

Comprei uma chocadeira para começar minha criação de galinhas caipiras, e agora?

LISTA VIP WHATSAAP ST SANCAIPI

A resposta é quase sempre a mesma: Talvez não tenha sido a melhor opção.

Se a sua intenção é ter uma criação de alto desempenho, seja para abate, seja para postura, a compra de uma chocadeira não é a melhor opção.

Criações de alto desempenho  são aquelas em sistema caipira de criação semi-intensivo, onde os controles são mais rígidos e a busca de animais mais produtivos que garantam uma previsibilidade no negócio.

Para isso ser feito com aves se uma genética apurada e um manejo bem ajustado, fica mais difícil.

Excluindo esses produtores, vem a segunda pergunta.

Vou sim gerar meus pintinhos, entendo a configuração do negócio dessa forma, devo chocar os ovos na galinha ou em chocadeira?

Ter uma chocadeira você precisa analisar primeiro seu poder de investimento. As melhores são as chocadeiras que tem o controle de umidade automático (o maior “calo no pé” do produtor). Essas chocadeiras são um pouco mais caras.

Chocadeiras mais em conta também são eficientes mais ajustes devem ser feitos para que tudo ocorra bem.

Sabendo disso, a segunda analise é comprar uma chocadeira que tenha a capacidade próxima a sua produção de ovos em 7 dias. Sete dias é o tempo ideal de idade do ovo para ser levado para incubação. Adquirir uma chocadeira com capacidade maior que isso, é um investimento que pode ser desperdiçado.

Se sua capacidade de produção de ovos por semana é menor que 60 avos, melhor realizar as incubações em galinhas mesmo.

Lembrando que galinhas hibridas não chocam, então ter galinhas de raças puras ou de capoeira é fundamental para ter sucesso nesse processo.

Galinhas híbridas ficam iguais as de capoeira?

Para quem não sabe, galinhas híbridas são aquelas que têm um controle genético de sua evolução.

São aves originadas de raças puras, desenvolvidas através de cruzamentos testados e garantindo, gerando uma nova raça com características especificas e especializada em uma finalidade de criação (engorda ou produção de ovos).

As hibridas tem um desenvolvimento conhecido, podendo ser acelerado ou atrasado conforme o desejo do produtor. Mas a principal vantagem é que a produção, caso o manejo tenha sido feito de forma correta, é garantida.

Já as galinhas de capoeira são aquelas sem uma definição genética. São cruzamentos aleatórios, ou até mesmo controlados, mas que não tem uma comprovação de que seus descendentes tem uma produção uniforme.

São aves SRD (sem raça definida), com produção irregular e desenvolvimento lento.

Sabendo dessas definições, a resposta à pergunta é que SIM. Galinhas hibridas podem ficar parecidas (e bem próximas) as galinhas de capoeira.

Podem porque quem defini o padrão é VOCÊ!! Sim, você!!

O produtor que defini o peso e as características que aquela ave terá no futuro. Isso é feito com o manejo, sistema de criação utilizado e distribuição de ração controlada. Com essas ações, o plantel irá ter o peso e características de produtor que o produtor quiser.

como fazer ração para galinha caipira para corte

O que a maioria das pessoas confunde é que animais diferentes geneticamente, não poderão apresentar o mesmo resultado, mesmo colocados no mesmo sistema de criação.

Animais diferentes terão resultados finais diferentes. Ainda mais diferentes serão os resultados, se essas mesmas aves diferentes, serem criadas de maneiras (sistema de criação e manejo) diferentes.

Muito importante o produtor entender isso.

A criação de galinhas caipiras dá lucro?

SIM, mas a criação precisa ser tratada como um negócio.

Se for tratada com descaso, deixando os animais de qualquer jeito, esperando que a “mãe natureza”(apresar de toda sua sabedoria e bondade) se encarregue de cuidar e alimentar, os resultados não serão satisfatórios comercialmente.

Precisa seguir os passos corretos, começando pelo planejamento, que é onde VOCÊ conseguiu identificar os caminhos a serem seguidos e se em sua região o negócio será realmente rentável.

Vou deixar abaixo dois vídeos, de nosso canal no YouTube, que vai te ajudar a entender melhor os pilares de uma criação de galinhas caipiras (pintinhos de galinhas caipiras também) e minha opinião pessoal se esse negócio com a criação de galinhas caipiras dá lucro ou não.

Criação comercial precisa de previsibilidade

Esse é um dos grandes segredos de qualquer negócio de sucesso.

Todo empreendedor precisa analisar qual a previsão de faturamento e quando isso irá acontecer.

Não é diferente para quem pretende ter um negócio que gere renda para VOCÊ e sua família com a criação de galinhas caipiras.

Isso pode ser possível quando os pilares da criação são bem construídos e sólidos.

Concluindo, a decisão de gerar os próprios pintinhos parece algo banal, fácil de definir, mas espero ter deixado VOCÊ cinte que não é bem assim.

Precisa ser analisado vários fatores para que os resultados finais sejam os esperados e que seu negócio com a criação de pintinhos de galinhas caipiras dê bons resultados, seja um negócio de sucesso, que gere renda para você e sua família.

Quer ajudar o Sítio SANCAIPI a fazer os testes em lotes para continuar distribuindo conteúdos gratuitos e ajudar milhares de pessoas, INCLUSIVE VOCÊ. a ter um negócio que gere renda para você e sua família?

Adquira o MINI EBOOK baseado nesse post e ganha como bônus acesso a aula AO VIVO, exclusiva da COMUNIDADE DE CRIADORES ON-LINE, sobre esse tema.

MINI EBOOK LIVE #3

Não perca tempo com analises vagas de como montar sua criação.

Entre para a COMUNIDADE DE CRIADORES ON-LINE DE GALINHAS e tenha acesso a aulas exclusivas e materiais também exclusivos para participantes.

Não se esqueça de fazer a inscrição que sugerirmos no início do vídeo e participe de nossas LIVES ao vivo.

Abraços.

Sandro Ribeiro

Proprietário do Sitio SANCAIPI e fundador do CLUBE DOS PRODTRES DE GAINHAS CAIPIRAS e DA COMUNIDADE DE CRIADORES ON-LINE DE GALINHAS.

RESUMO:

Gerar seus próprios pintinhos de galinhas caipiras é uma boa opção?

Ter um criatório que gera os próprios pintinhos de galinhas caipiras NÃO É UMA BOA OPÇÃO. Pelo menos não para todos. SAIBA MAIS.

Criadores iniciantes tentem a começar sua criação de pintinhos de galinhas caipiras de qualquer jeito. Sem analisar a melhor forma de começar.

Isso vai em parte pela vontade imediatista das pessoas (de modo geral) e a sensação que a criação de galinhas é algo muito mais fácil do que parece. E está muito longe disso.

É preciso separar o simples do fácil. Sem dúvidas a criação de galinhas caipiras é algo simples, mas nem sempre é fácil. Mas em algumas vezes o produtor tem um conhecimento de manejo tão aprofundado, que a criação se torna fácil.

Outro fator é a quantidade de informação disponível na internet, nem todas corretas – ou até mesmo de criação diferente da que você procura. Escolhe-se a que aparentemente é a que dará menos trabalho, e segue em frente, mas nem sempre da certo.

Sair da versão mobile