O Que É Bom para Galinha Caipira BOTAR OVO?

O Que É Bom para Galinha Caipira BOTAR OVO?

12 de outubro de 2022 0 Por Sandro Ribeiro StSANCAIPI

BOTAR OVO. A produção de ovos é o que mais importa em uma criação de galinhas poedeiras.

E todo produtor deve reconhecer isso como uma prioridade absoluta.

Olá, um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro proprietário do sítio SANCAIPI, espero que você esteja bem e espero que sua criação esteja muito bem.

O que é bom para galinha caipira botar? 

Esse é o tema de hoje de nosso artigo e vídeo, então fica até o final.

Esse assunto é importante porque a gente vai falar sobre ações que você precisa tomar, até antes mesmo de começar a criação, e mesmo depois que você começa.

Com essas ações você terá certeza que sua galinha realmente vai botar ovos, para dar tudo certo 

Vamos falar um pouco sobre as raças de galinhas; vamos falar sobre a saúde delas; se está tudo em ordem com a alimentação; se o desenvolvimento da raça que você tem se está correto; se o ambiente, tanto de galinheiro, quanto de piquete se estão adequados para ela não parar de botar; e o manejo técnico: se realmente você sabe quais são as coisas que precisa ser feita, específicas para criação de galinhas poedeiras 

Mas antes de continuar quero te alertar que temos uma loja com muitos conteúdos: livros digitais, cursos, eventos, inclusive cursos gratuitos.

Clica no link abaixo a acessa, mas depois de conferir as informações deste artigo até o final.

https://sancaipi.com/criar-galinha-caipira-com-conhecimento-loja-promocional/

A primeira coisa que vamos falar hoje é sobre a 

raça ou linhagem da galinha 

que você está utilizando.

Para quem não sabe, existe linhagens especializadas para você que quer trabalhar comercialmente com ovos, com a venda de ovos caipiras.

Quando você está trabalhando com a raça que não é especializada, uma raça de linhagem de pesadão, uma raça de dupla aptidão, ou até mesmo galinha de capoeira, essas galinhas botam menos ovos dentro do ciclo.

E é aí que está o segredo

Uma galinha especializada bota um número elevado de ovos dentro de um ciclo de produção. Esse ciclo de produção normalmente começa entre 18 a 20 semanas de vida e vai até entre 80 a 90 semanas de Vida 

Durante esse ciclo existem galinhas que botam a partir de 280, 300, 350 podendo algumas chegar a 400 ovos dentro desse período.

Se você tem uma galinha que se mantém abaixo desse nível, não será muito legal.

Galinhas especializadas mantém um percentual alto de postura, por mais semanas, e é esse o grande diferencial.

Se você tem uma galinha que não bota uma quantidade suficiente de ovos, você pode estar tendo prejuízo por causa disso.

A segunda coisa que vou abordar hoje é se você está com 

galinha saudável 

Uma galinha que realmente não tenha nenhum problema de doença ou se não teve problemas de doenças anterior, que acaba afetando.

Você realmente tem galinhas que estão saudáveis, que estão no peso, que estão se alimentando bem, que estão se movimentando bem, que dormem bem e que se movimentam durante o dia.

Não se esqueça que o consumo de água também é fundamental pois galinhas desidratadas têm a tendência de botar menos ovos. 

O calor dentro do galinheiro pode ocasionar problemas de desidratação, assim como a aglomeração de  muitas galinhas juntas, em um local apertado, também pode causar problemas.

Então trate bem seus animais para dar tudo certo.

Sempre temos que falar da nutrição e é o item 3 de hoje

Ter galinhas bem alimentadas, galinhas que realmente comem o volume de ração que precisa comer durante o dia, que normalmente em período de produção é 120 gramas por dia, e que realmente tem uma fórmula certa.

Uma fórmula equilibrada, que esteja fornecendo proteína e cálcio, que são fundamentais para a formação de ovos.

Nesse período você precisa ter galinhas que estão no peso correto a gente vai falar de desenvolvimento já já, mas que não estejam nem muito gordas, nem muito magras.

Todos os dois pontos vão prejudicar sua produção. Você precisa seguir a conversão alimentar destinada para linhagem que você adquiriu e você precisa acompanhar isso desde a fase de pintinho, até a fase de produção.

Galinhas com desenvolvimento correto é o item 4 

que eu quero falar para você, cheguei até a adiantar um pouquinho.

Cada linhagem que você adquire tem uma determinação de conversão alimentar.

Isso quer dizer que ao longo do tempo, com a distribuição de ração, ela deve estar com o peso determinado. 

Esse peso varia, normalmente, entre 1,600kg a 1,800kg (algumas delas a 2 kg) entre as semanas 18 e 20 de vida.

Será um problema se você estiver com galinhas mais magras do que isso.

Serão galinhas pouco produtivas. Não irão botar ovos ou terão uma produção irregular (uma distância grande entre um ovo e outro); pode botar um ovo hoje e outro daqui a quatro ou cinco dias – e às vezes nem botar ovos 

No caso contrário, se você tem galinhas muito gordas, normalmente você tem ovos de dois em dois dias, de três em três dias, porém ovos pequenos demais.

Outro problema de galinhas gordas é o aparecimento de problemas como prolapso de oviduto (quando a oveira fica aparente) . Outro problema são ovos de casca mole, dentre outros problemas que podem estar relacionado ao excesso de peso.

Então não descuide do desenvolvimento do seu plantel desde os primeiros dias de vida. 

Vá dando a ração e acompanhando se realmente o desenvolvimento está acontecendo como o esperado. Aparecendo indícios de problemas, você pode tomar ações de trocar a ração, aumentar ou diminuir a quantidade que está sendo fornecida, por exemplo.

Não podemos esquecer do ambiente adequado 

Você precisa ter um galinheiro com espaço suficiente para a quantidade de galinhas que você tem.

O padrão são cinco aves por metro quadrado (5/m²) e uma área de piquete preparada para a criação com a densidade de 1 a 2 aves por m².

Quando me refiro ao piquete estar preparado, estou falando de um piquete que tenha sombra. solo maleável, vegetação, espaço adequado para toda a movimentação 

Mas se você tem um piquete que não oferece essas condições, deve-se então diminuir essa quantidade de galinhas por metro quadrado.

Estar sempre olhando e melhorando seu piquete, fazendo manutenção, é uma atividade importante de todo produtor.

Entendimento do manejo técnico 

A criação de galinhas poedeiras exige seguir procedimentos específicos. 

O produtor deve seguir um passo a passo que chamamos de manejo técnico. Quando eles não são realizados, VOCÊ terá problemas no futuro, principalmente na produção de ovos.

Chegamos a falar de um deles hoje, que seria a conversão alimentar para acompanhar o desenvolvimento e fazer com que sua galinha não fique gorda demais, nem magra demais.

Manter um ambiente adequado é outro manejo importante, pois um ambiente inadequado eleva o nível de estresse de suas galinhas, podendo provocar comportamentos predatórios como canibalismo, por exemplo, atrapalhando demais a produção.

Isso pode ser evitado com a troca de ar adequada e a climatização. 

Podemos acrescentar a quantidade de ração fornecida e a quantidade de água que está sendo liberada, mas uma aglomeração desnecessária dentro do seu galinheiro (você ter mais galinhas do que deve ter) também pode causar esses problemas.

Um manejo técnico mais específico para galinhas poedeiras, que não pode faltar de jeito nenhum, é você ter o conhecimento sobre programa de luz.

Saber que a luminosidade afeta o metabolismo da galinha.

Existe um ditado que diz: “galinha quando está no claro, come, quando está no escuro, dorme.

Então você precisa dar luminosidade para sua galinha por pelo manos 14 horas diárias, para que sua galinha continue a produção de ovos de forma mais constante.

Existe uma luminosidade natural durante o dia, mas não tem como ter a luz do sol por 14 horas no dia, então é necessário uma iluminação artificial, dentro do seu galinheiro, que seja acendida antes do sol nascer e antes do sol se por, até somar essas 14 horas.

ASSISTA ESSE VÍDEO E ENTENDA MELHOR

Como bônus, vou passar para você a 

regularidade de postura da galinha poedeira

Todos nós queremos ter galinhas com uma produção acima de 80% de postura.

O legal é quando você tem uma galinha que, combinando o ambiente, alimentação, junto com o manejo técnico adequado, que faça com que seu plantel de galinhas poedeiras ficar com 80% 85% 90% 92%, por várias semanas seguidas 

Essa é a grande sacada. Constância na produção.

O padrão é a galinha produtiva botar um ovo por dia, durante sete dias, e passar um ou dois dias sem botar ovo. 

Essa é a regularidade que VOCÊ tem que buscar em cada galinha 

Então quando você mantém um plantel acima de 80% a 90%, significa que a grande maioria das Galinhas estão botando ovos regularmente 

E só assim que você irá conseguir uma produção de 380 a 420 ovos dentro de um ciclo, e aí sim você irá ganhar dinheiro com elas 

Vou interromper um pouco esse assunto e te avisar que existe o MINI CURSO GRÁTIS DA FASE INICIAL DE GALINHAS CAIPIRAS para você entender como passar pela criação de pintinhos sem nenhum problema. 

CLICK NO LINK ABAIXO E SE INSCREVA

MINI CURSO GRÁTIS: Fase Inicial Pintinhos – Sítio Sancaipi

RESUMO GERAL

Hoje nós falamos sobre como fazer as galinhas botar mais ovos.

Falando sobre a raça de galinha, para você escolher linhagens de galinhas especializadas em botar ovos e não ficar adquirindo galinhas que não vão te dar uma produção adequada para poder realmente gerar dinheiro nesse tipo de negócio

Lembramos de você ter galinha saudáveis, trabalhando com a prevenção de doenças para evitar que suas galinha fiquem doentes. Toda baixa de imunidade pode ocasionar doenças e galinhas doente bota menos ovos. 

Curar doenças é difícil, e no processo de cura (tratamento) outras galinhas podem ser contaminadas, então sempre trabalhe com a prevenção.

Outro assunto que falamos é de você ter galinhas bem alimentadas. Entender que as galinhas tem um limite diário de ração que precisa ser consumido, mantendo a galinha com metabolismo sempre acelerado. 

Observe seu plantel para não deixar galinhas sem comer, enquanto outras estão comendo demais. É a alimentação adequada, com a fórmula certa (diariamente) que irá garantir a produção constante. 

Abordamos sobre o desenvolvimento, acompanhando a conversão alimentar, para saber se a quantidade de ração liberada está surtindo efeito no peso dos animais.

Não é só alimentação que vai influenciar, todo o ambiente, toda a parte de manejo, para que o desenvolvimento seja correto. Acompanhado a evolução do peso de forma constante, é possível fazer correções durante o processo, porque corrigir na fase de produção é difícil. 

Ter um ambiente adequado foi outro item que a gente falou; As galinhas devem entender que o galinheiro é o local seguro e que o piquete é um local de movimentação e caracterização.

Com isso você vai ter um bem-estar elevado, suas galinhas não terão um nível de estresse elevado que possa prejudicar a produção. Galinhas estressadas têm a tendência de ter comportamentos predatórios como canibalismo, por exemplo.

Quando esse comportamento é desencadeado, é muito difícil tirar. Então lembre da ventilação e da climatização. Outro item a ser lembrado é a segurança, formando os três itens importantes da ESTRUTURA PERFEITA

CONHEÇA O EVENTO GALINHEIRO PERFEITO

Por fim falamos do manejo técnico onde você precisa entender que existem conceitos específicos na criação de poedeiras que precisam ser aplicados na prática, para que sua galinha realmente tenha uma boa produção. 

Conversão alimentar, capacidade de ingestão, programa de luz, são alguns desses manejos técnicos que precisam ser aplicados na prática, para seu plantel se manter no pico de produção por mais tempo.

Agora que você chegou até aqui, gostou do conteúdo, deixa nos comentários aí que galinha que você está utilizando e o que é que tá acontecendo de errado na sua criação, para ver se podemos ajudar.

Compartilha esse artigos pelos grupos que participa.

Espero que realmente esse conteúdo te ajude 

Um grande abraço, até a próxima, tchau!!!.

Não posso deixar passar essa oportunidade, já que você chegou até aqui, para te dar a chance de participar dos bastidores das aulas ao vivo junto com os alunos da Comunidade de Criadores Onmlina

CLICA NO LINK E SE INSCREVA

Até

BAIXE GRATIS O MINI EBOOK SOBRE ESSE TEMA

https://sancaipi.com/wp-content/uploads/2022/10/MINI-EBOOK-O-QUE-E-BOM-PARA-GALINHA-CAIPIRA-BOTAR-OVO.pdf