A pesquisa de mercado para um negócio com galinha caipira é uma das armas mais importantes que um empreendedor tem em mãos para definir seu público alvo, e ainda mais que isso:
Saber se existem clientes para seus produtos e subprodutos, é o primeiro passo para o produtor rural saber se vale a pena ou não ter um criatório comercial de galinhas caipiras, seja para abate, seja para ovos.
Pesquisa é uma das ferramentas de marketing mais importantes para que um negócio ajuste suas ofertas, necessidades e tendência de mercado.
O conceito é simples: ouvir o mercado para entregar um produto esperado.
A pesquisa de mercado vai direcionar sua força de marketing ajudando suas vendas quando seu produto final estiver pronto. Pois você não só saberá com garantias que seu produto realmente tem demanda, como saber quem realmente consome seu produto.
Um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro, proprietário do Sítio SANCAIPI e criador do curso MANUAL PRÁTICO E COMPLETO DO CRIADOR DE GALINHAS CAIPIRAS e hoje vamos trazer algo que VOCÊ nunca irá encontrar publicado, até agora, voltado para criação de galinhas caipiras.
Esse conteúdo faz parte de nosso primeiro E-Book, PLANEJAMENTO DE UMA CRIAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRAS COMERCIAIS. Nele tem tudo que deve ser feito antes de adquirir os primeiros pintinhos.
Conheça nosso mini curso grátis
A pesquisa de mercado é uma das partes integrantes de nosso livro e de nosso curso e esse artigo é parte integrante dos dois. Ele é parte integrante e VOCÊ terá, em primeira mão, a oportunidade de como é o nível de nosso material.
Existem diversas formas de fazer uma pequisa de mercado, mas para nosso negócio a fora que indico é a pesquisa por “levantamento”.
A pesquisa de levantamento é do tipo descrita. Importante usar um número maior de pesquisados para ter um bom levantamento de dados para direcionar de forma correta os esforços de venda.
Faremos um questionário para que seja englobado dados que nos permita identificar o gosto e a intensão de compra do mercado no qual o produtor queira trabalhar.
Estaremos indicando aqui um questionário básico para uma análise de mercado local, para que você, produtor rural e criador de galinhas caipiras, tenha um melhor direcionamento para definir a finalidade da sua criação.
Mas antes, precisamos preparar o território caso você não esteja preparado com esse tipo de atividade de administração e marketing. Vamos relacionar o ambiente onde você deve pesquisar e quais as perguntas que devem ser feitas e ajudar na análise das respostas.
Para uma pesquisa de mercado mais elaborada e complexa (que não é necessária se seu negócio é para menos de 500 aves) temos uma publicação que pode ser adquirida em nosso site, https://sancaipi.com. A publicação é sobre o plano de negócios, e a pesquisa mais ampla estará incluída nesse material.
Então vamos lá:
1. Locais de pesquisa.
Com parentes e amigos mais próximos:
Será seu primeiro contato com as pessoas sobre o assunto. Deverá ser como uma conversa informal, não deixado totalmente claro que é o seu negócio desde o início.
Pessoas da família tem a tendência de responder a perguntas sobre negócio de 2 maneiras:
A primeira é uma negativa, dizendo que é algo muito difícil de fazer e que ninguém quer. Na verdade, é o instinto de proteção e o conservadorismo de que o melhor é ter um trabalho de carteira assinada. Fomos doutrinados a isso. E nossos parentes acabam dando uma negativa achando que estão nos “protegendo do mundo lá fora”.
A segunda é uma resposta positiva. Vão dizer que é uma ótima ideia e que vai dar “super certo”. Normalmente é uma resposta para nos agradar, somente isso. As vezes nem ouviram direito sobre o que é o negócio. Mas estão lá para apoiar.
Em ambos os casos, as respostam não valem muito pois podem te direcionar para o caminho errado.
Mas existe algumas lições que podem ser tiradas e confirmadas mais tarde: quem você pode contar para uma ajuda (e você vai precisar), quais as indicações de gostos (carne ou ovo), quem já vende na cidade (algum deles pode conhecer alguém), pontos de feiras (locais de provável comercialização dos produtos) e melhorar sua desenvoltura, caso você seja mais tímido.
Área de feiras livres:
Também de forma informal, você vai para uma feira livre em sua cidade no dia de maior movimento.
Primeiro realiza uma observação em toda feira e descobre onde e quem comercializa galinhas caipira e de que forma isso é feito (viva ou abatida, tipos e classes dos ovos, dentre outros). Isso deve ser feito sem perguntar a ninguém, para saber se é fácil de achar ou é complicado.
Após identificar, você deve ir a outra extremidade da feira e começar a abordar pessoas (como alguém curioso), onde fica o local para se comprar galinha caipira e outras perguntas que estarão no tópico seguinte.
As lições dessa abordagem é saber se o mercado local conhece onde se vendem e se existe um público fiel ou até mesmo saber se não existe nenhuma concorrência na cidade.
Mercantis/Mercados locais:
Essa é uma das partes mais fáceis. Fazer visita aos mercados locais e identificar se existe galinha caipira para vender (abatida e no mostruário). Isso pode ser feito no momento das suas compras do mês.
Aproveitar a visita e abordar os funcionários do mercado para saber se tem outras pessoas que procuram, se já teve esse produto no mercado ou até se o dono já procurou fornecedor.
As lições é saber se existe um fornecedor por atacado, quais os preços trabalhados, se existe demanda para essa classe de produtos e a intensão de compra.
Escolha um bairro:
Essa para quem é tímido, talvez seja a mais difícil, mas com certeza seja a que te dará resultados mais fieis.
É realmente uma pesquisa PAP (porta em porta).
Você pode contratar alguém para fazer ou fazer você mesmo. Escolha um bairro onde as pessoas não te conheçam (possa ser que você se sinta mais confortável com pessoas estranhas).
Os resultados não terão a influência do conhecimento.
O comportamento deve ser mais institucional, ou seja, mais formal. Deve se apresentar e fazer as perguntas de forma direta, deixando claro que é apenas uma pesquisa de mercado. Para saber dos gostos e tendências de compra.
A lição é que você terá respostas sem nenhum tipo de relacionamento emocional mais fieis a realidade.
Redes sociais:
Essa é uma opção fácil, mas você não tem garantia nem da veracidade das informações nem mesmo se realmente terá a resposta. Mas se você tiver seguidores fieis, pode ser uma ótima opção de informação.
Utilize o Whatsapp, Facebook, Instagram e até mesmo o Youtube para essa enquete e espere os resultados;
2. Perguntas a serem feitas
As perguntas abaixo podem ser introduzidas em todos os ambientes, mas também pode ser selecionada a que se encaixa melhor a cada ambiente que você for realizar a pesquisa. Segue algumas:
- Você gosta de galinha caipira?
- Sabe onde vende?
- Qual a diferença entre a galinha caipira e a normal?
- Qual o preço que você costuma comprar a galinha caipira?
- Acha o preço bom ou poderia ser mais barato ou mais caro?
- Prefere a galinha abatida ou viva?
- Tem preferencia por cor?
- E o peso, prefere as garnde os as menores?
- O que você não gosta nas galinhas caipiras que você tem comprado?
- Qual a cor dos ovos para ser caipira?
- E o tamanho?
- Tem difereça na parte de dentro? Na clara ou na gema?
- Quantas galinhas você chega a comprar por mês?
- Se fossem mais baratas você compraria mais ou só vale para ocasiões especiais?
- Prefere ovo branco ou marrom?
- Quantos ovos você come por semama?
Essas são algumas perguntas que podem ser inclusas em seu caderno de anotações. Como falei no início, essa pesquisa é mais simples, mas consegue segmentar bem o mercado que você irá trabalhar.
Importante salientar que o pesquisador (você, no caso) não deve influenciar ou direcionar qualquer tipo de resposta, independente de qual ela seja.
Você deve ter percebido que as perguntas conseguem abranger não só os gostos como também da parte financeira e conhecimento do seu público.
3. Análise de dados
Indico você conseguir fazer pelo menos 10 entrevistas em cada modelo de local da pesquisa. Você terá um resultado melhor se conseguir mais informações.
Você pode atribuir pesos de importancioas a cada modelo para chegar a um resultado mais fiel.
- Busque saber com as respostas:
- Se as pessoas conhecem ou não sobre galinhas caipiras;
- Se elas gostam ou preferem a galinha de granja;
- Sobre o preço;
- Sobre a oportunidade de consumo;
- Se existe e como é a sua concorrência;
- Analisar as possibilidades de vendas no atacado e no varejo;
Para esses modelos você não precisa necessariamente de um formulário para coletar esses cados. É uma pesquisa de intensão simples. Um bloco de notas e um caderno vai servir.
Você também não deve fazer todas no mesmo dia. Vá intercalando as pesquisas e juntado os dados sem afobação.
Para cidades pequenos ou concentração de vendas em um bairro (falando de cidade grande) essa pesquisa é suficientes, sem ter que envolver conhecimentos estatísticos.
Caso não confie nos primeiros resultados, repita a pesquisa mais duas vezes para que se tenha um volume maior de dados para pesquisar.
Não é tão difícil de fazer, o que você achou?
Aproveite e saiba tudo sobre como planejar um negócio com galinhas caipiras de forma comercial.
Deixe um comentário sobre o assunto e se você já fez sua pesquisa de mercado, diga como foi.
Sandro Ribeiro
Proprietário do Sítio SANCAIPI e criador do MANUAL PRÁTICO E COMPLETO DO CRIADOR DE GALINHAS CAIPIRAS.
Conheça nossa livraria.
RESUMO
Como fazer uma pesquisa de mercado para um negócio com galinha caipira
A pesquisa de mercado é uma das armas mais importantes que um empreendedor tem em mãos para definir seu público alvo, e ainda mais que isso:
Identificar se realmente o seu produto ou serviço tem demanda no local onde as ayividaees erão desenvolvidas.
Saber se existem clientes para sues produtos e subprodutos, é o primeiro passo para o produtor rural saber se vale a pena ou não ter um criatório comercial de galinhas caipiras, seja para abate, seja para ovos.
- Locais de pesquisa.
- Com parentes e amigos mais próximos:
- Área de feiras livres:
- Mercantis/Mercados locais:
- Escolha um bairro:
- Redes sociais:
- Perguntas a serem feitas
- Análise de dados