A água é talvez o alimento mais importante no desenvolvimento da criação de galinhas caipiras.
Poucos criadores sabem que a água é de extrema importância sobre o desenvolvimento do animal durante todo seu período de vida. Não somente a quantidade, mas a qualidade também é um fator que interfere diretamente no desenvolvimento para produção de carne e ovos.
O primeiro alimento a ser dado aos pintinhos é a água, apenas depois de duas a quatro horas que se deve disponibilizar a ração.
Os cuidados com a qualidade da água são importante já que problemas de desempenho já foram identificados a falta de nutrição proveniente de água, inclusive em várias regiões do mundo, a disponibilidade de água é fator limitante para a produção avícola.
Um grande abraço, aqui é o Sandro Ribeiro, proprietário do Sítio SANCAIPI e criador do curso MANUAL PRÁTICO E COMPLETO DO CRIADOR DE GALINHAS CAIPIRAS e espero que você e sua criação estejam ótimas.
Já falamos diversas vezes em nossos vídeos no canal do YouTube que a água é muito importante para o desenvolvimento das aves. Inclusive em nosso E-Book Grátis, é dados como o primeiro alimento passado para os pintinhos.
Se você ainda não baixou, essa é sua última chance, pois ele irá deixar de estar disponível.
Mas não se preocupe que logo lançaremos o um minicurso grátis e outros E-Books
Aproveitando que você acabou de baixar o E-Book, se inscreva também na lista de espera do nosso curso que assim que tiver pronto, quem estiver nessa lista terá acesso ao pré-lançamento com um preço especial.
Nada adianta a água estar à disposição se não há consciência da importância da manutenção de sua qualidade. Os efeitos da má qualidade são os mais variados.
Existe também uma relação direta entre o consumo de água e o consumo de alimento. Animais não podem consumir ração sem antes ter consumido água e ter a disposição logo em seguida, também. A água ajuda no metabolismo da ave, que pode sua vez é responsável pela absorção correta de nutrientes.
Tendo essa restrição de água e ração em consequência de perda de produtividade dos animais, podendo perder rendimento na produção, sem nem o produtor de galinhas caipiras saber o que o atingiu.
Às vezes, a fonte de água é boa e a qualidade é perdida pelo mau armazenamento. Os reservatórios devem estar sempre limpos, cobertos, fora do contato de aves silvestres, ratos, raios solares e outros animais.
Pode até ser contaminada pelo sistema de encanamento. Mas o mais provável é uma contaminação nos próprios bebedouros, por um manejo inadequado.
Para se ter uma ideia, a produção de 1Kg de carne de galinha caipira é necessário de cerca de 8,2 litros de água, sendo que para uma criação industrial, é necessário praticamente 16 litros. A água é responsável por 70% do peso corporal das aves.
A água possui diversas funções no organismo da ave, como:
- Movimento de nutrientes entre as células;
- Retirada de substâncias tóxicas;
- Diluição de substâncias no organismo;
- Participação nas reações químicas no organismo.
As principais fontes de obtenção desse nutriente são:
- água de consumo (ou água de beber);
- água coloquial (presente nos ingredientes que compõem a ração);
- água metabólica (formada durante a oxidação dos nutrientes);
Á disponibilidade de ser constante e sempre fresca. A água não pode estar quente pois isso pode causar doenças. Então cuidado com bebedouros que ficam dispostos ao sol.
Gelada também não é recomendado. O ideal é que seja fresca, por volta de 22º.
Vale lembrar que, o consumo também é afetado pela idade, genética, o sexo, a temperatura ambiente, a temperatura da água, a umidade relativa do ar, a composição nutricional e a forma física do alimento.
Na primeira semana chegam a consumir 32ml de água, podendo chagar de 250ml 300ml por dia após os 70 dias´, dependendo do clima da sua região.
E você pensando que a água não estava inclusa nos seus custos…
O tratamento da água com cloro (hipoclorito de sódio) deve ser realizado sempre que for detectada a presença de coliformes fecais, em qualquer quantidade. A água fornecida às aves deve ser clorada visando uma concentração residual de 2-3 ppm. É importante ressaltar que a água usada para vacinações das aves não pode ser clorada.
Vamos agora te passar 5 dicas para você ter mais atenção na hora de planejar seu fornecimento e água.
1. Fornecimento de água
Os frangos devem ter acesso contínuo a um suprimento adequado de água potável, limpa e fresca o tempo todo, exceto quando exigido de outra forma por um veterinário.
Se sua região for quente ou tiver meses com picos de temperatura, ações devem ser tomadas para garantir o fornecimento abundante de água sempre fresca.
2. Quantidade de bebedouros
Recomendamos a seguinte configuração:
Pressão: 1 para cada 60 frangos
Pendular: 1 para cada 100 frangos
Nipple: 1 para cada 20 frangos
Tipo taça: 1 para cada 28 frangos
3. Disposição e modelo dos bebedouros
Para reduzir o derramamento de água e evitar problemas consequentes com a cama, os bebedouros devem ser colocados a uma altura ideal para o tamanho e a idade das aves.
A verificação dos mesmos deve ser constante para identificar vazamentos e realizar manutenções quando necessário.
4. Limpeza dos bebedouros
Os bebedouros devem estar constantemente limpos para que não ocorra contaminações e espalhar doenças.
Recomendamos lavar sempre na primeiro troca do dia e limpar as bases nas outras duas trocas diárias.
Para bebedouros automáticos, lavar de três em três dia mas fazer duas limpezas diárias.
Para nipple e copinhos, importante manter uma qualidade maior da água, tomando ações de tratamento que falamos anteriormente.
5. Prevenindo o derramamento de água
A cama não pode ficar molhada nunca.
Cama molhada significa uma abertura para entrada de doenças bacterianas, causadas por fungos ou parasitas.
Sempre corrija vazamentos de imediato. Caso encontre pontos molhados, retire aquela porção de cama e reponha com uma nova.
6. Suprimento emergencial de água
Para criações maiores, manter reservatórios de água sobressalentes é importante para algum tipo de problema no fornecimento normal.
Concluímos que a água é fator indispensável no desenvolvimento correto das aves, mas muitos produtores não fazem a menor ideia sobre isso.
Mas é fácil manter a água bem tratada e fornecer um alimento de qualidade.
Deixe um comentário de como você faz para garantir a qualidade da água de sua criação. Aproveite para deixar sua dúvida.
RESUMO
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA CRIAÇÃO DE GALINHAS CAIPIRA
A água é talvez o alimento mais importante no desenvolvimento da criação de galinhas caipiras.
Poucos criadores sabem que a água é de extrema importância sobre o desenvolvimento do animal durante todo seu período de vida. Não somente a quantidade, mas a qualidade também é um fator que interfere diretamente no desenvolvimento para produção de carne e ovos.
Vamos agora te passar 5 dicas para você ter mais atenção na hora de planejar seu fornecimento e água.
- Fornecimento de água
- Quantidade de bebedouros
- Disposição e modelo dos bebedouros
- Limpeza dos bebedouros
- Prevenindo o derramamento de água
- Suprimento emergencial de água